ouça este conteúdo
|
readme
|
Sou Caty Salom: Tenho Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é o título do livro apresentado em Madri pela Associaçao Espanhola de Esclerose Lateral Amiotrófica (ADELA), na comemoraçao nacional do dia do livro.
Caty Salom, 20 anos, morreu em 2 de novembro passado. No livro, a jovem de Mallorca explicou aos leitores o objetivo da obra: "Divulgar a doença, ajudar as pessoas que sofrem com ela e conscientizar a sociedade de que ela existe".
Segundo a associaçao especializada, a ELA é uma doença degenerativa dos neurônios que controlam a capacidade motora. Os pacientes sofrem uma atrofia progressiva dos músculos, mas mantêm intactas suas demais capacidades. Sou Caty Salom foi escrito por ela quando a doença já estava muito avançada ao ponto de ela nao poder engolir ou falar. Por isso, Caty usou um método em que escrevia olhando para as letras de uma tela transparente, afirmando ou negando o uso de uma letra ou outra, piscando ou fechando os olhos.
"Nao é um livro triste, mas de uma pessoa muito frágil que tenta dar força aos outros. É um livro de mensagens, porque junto à leveza do relato, há reflexoes muito sérias", disse Manuel Suárez, catedrático do Instituto da Comunicaçao, editora do livro, que publicou livros semelhantes sobre a paralisia cerebral, a surdez e o autismo.
Segundo os pais de Caty Salom, Margarita e Bartolomé, sua filha teve vontade de viver até o último dia, com particular interesse em concretizar o projeto do livro. Embora ela nao tenha podido viver para a apresentaçao do livro, Bartolomé Salom disse que sua filha havia escrito o livro para que as pessoas que padecem do mesmo mal no mundo pudessem encontrar a cura e viver.
A renda adquirida com a venda do livro será destinada a impulsionar a pesquisa na Espanha de um tratamento eficaz para a doença, anunciou Maité Salas, presidente da Associaçao Espanhola de Esclerose Lateral Amiotrófica, criada em 1990.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.