Economia Titulo
Setor espera crescimento de 30% neste ano
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
18/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A mudança no regulamento do uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nos consórcios imobiliários animou o setor. A Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) afirma que, com o novo recurso, a opção deve ganhar novos adeptos. A expectativa de é ampliar em 30% o número de cotistas em 2010. "Temos perfil diferente do financiamento, mas estamos com uma fatia de 17% do imobiliário; é um número muito bom, que pode aumentar ainda mais", aponta o presidente da regional Sudeste, Luiz Fernando Savian.

O coordenador regional da Embracon, Alberto Petrocchi, também aposta em mais clientes. "Quando a Caixa liberou a utilização do FGTS para o lance da carta de crédito e para implementação dela, já registramos mais procura. Devemos ampliar em 30% nosso mercado neste ano", afirma.

Maria Donizete, sócia da empresa Terra Seguros e Consórcios, também acredita que a medida deve gerar aumento no número de cotistas. "É mais um avanço. Só favorece o mercado. O consórcio atualmente é uma tendência em alta, e isso só vai ajudar mais", declara.

Empresários do setor avaliam ainda que a possibilidade do novo emprego do FGTS no consórcio demonstra a força que a modalidade tem ganho no país. Em 2009, mesmo com a retração econômica, o consórcio expandiu 12,8%, estabelecendo a melhor marca da história, com 1,98 milhão de cotas contratadas. Assim, os ativos administrados em 2009 (os recursos acumulados de todas as parcelas pagas pelos participantes ativos) chegaram a R$ 79 bilhões. "Nossa meta é a expansão, mas não temos qualquer intenção de concorrer com o financiamento imobiliário. Só queremos mostrar mais uma opção para o consumidor", completa Savian.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;