Economia Titulo Santo André
Sindicatos realizam ato incentivando participação na greve geral
Caroline Garcia
Do Diário OnLine
26/04/2017 | 18:58
Compartilhar notícia
Caroline Garcia/DGABC


O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá organizou, na tarde desta quarta-feira, um ato que funcionou como “esquenta” para a greve geral de sexta-feira contra as reformas Previdenciária e Trabalhista. Por volta das 16h30, os manifestantes se concentraram em frente à sede da entidade, na Rua Gertrudes de Lima, no Centro, e seguiram rumo à Praça do Carmo, onde o ato terminou por volta das 18h.

“Hoje é o ponta-pé inicial para sexta-feira. É para aquecer o gogó porque o bicho vai pegar. Não vamos deixar o governo tirar nosso direito de se aposentar. Nós queremos as reformas, mas elas precisam ser discutidas com transparência”, disse José Braz da Silva, o Fofão, vice-presidente do sindicato.

Também presente no ato, o Sindicato dos Químicos do ABC, por meio do seu presidente Raimundo Suzart, afirmou que é preciso “arregaçar as mangas”. “Faça chuva ou faça sol, o povo estará na rua. Nesse momento, não deve haver distinção de religião ou bandeira. Se não arregaçarmos as mangas agora, vamos nos arrepender mais tarde.”

Na Praça do Carmo, onde houve a concentração, o padre Miguel Lemarchand discursou em nome da Igreja Católica. “Eu também fui operário metalúrgico e estamos juntos nessa luta. Não sei se todo mundo se lembra, mas já foram publicadas duas cartas encíclicas sobre o mundo do trabalho e a mensagem que se passa é colocar as pessoas antes dos lucros e proveitos”, lembrou o pároco.

Wagner Santana, o Wagnão, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, pontuou que a situação atual é a pior para o direito dos trabalhadores desde a ditadura militar. “É o maior ataque que estamos sofrendo desde àquela época. Dia 28 não será o fim, só um exemplo da nossa resistência ao ataque aos nossos direitos”.

De acordo com a PM (Polícia Militar), aproximadamente 250 pessoas participaram do ato na região central da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;