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Freio do carro exige uso correto
Percy Faro
Especial para o Diário do Grande ABC
06/02/2001 | 17:01
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Encerradas as férias de final de ano, os motoristas já se preparam para voltar às estradas, agora por conta do carnaval. O bom senso recomenda que, antes de cada viagem, deve ser feita uma revisão no automóvel para checar diversos itens, entre eles o freio, um dos principais equipamentos de segurança, utilizado constantemente em situações normais e de emergência, em estradas de boas condições de tráfego e em estradas precárias, na chuva e em tempo seco.

Frear com segurança, entretanto, depende de como, onde e quando o motorista aplica o freio. Ele deve ser usado na prevenção de situações de perigo, porém, não espere que se crie uma emergência. O motorista pode ganhar metros fundamentais para evitar um engavetamento de conseqüências imprevisíveis.

Dados revelados por uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, e confirmados por levantamentos estatísticos realizados por órgãos públicos, revelaram que 95% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Em que pese o baixo porcentual de acidentes atribuído às falhas mecânicas, não justifica deixar de lado a revisão do veículo.

É importante que o motorista conheça o seu limite e o do seu carro e saiba que ele está em relação direta com o estado geral do veículo e sua manutenção. Da mesma forma, o motorista deve conhecer as situações de emergência, saber identificá-las e, principalmente, livrar-se delas com segurança. O freio entra neste contexto como peça vital e as providências para garantir mais segurança são simples e pouco dispendiosas se feitas com razoável freqüência.

Para cada condição de dirigibilidade existem várias precauções a serem observadas. As estradas asfaltadas, por exemplo, nem sempre têm características idênticas. As variações acontecem a partir do traçado e do tipo de tráfego que cada uma apresenta. Antes de iniciar a viagem o motorista deve estudar a estrada e ponderar as opções que ela lhe oferece. Ter uma dúvida no meio do caminho é perigoso e pode ser fatal. Prestar atenção ao trânsito e a tudo que acontece ao seu redor (atrás, à frente e nas laterais) é a forma mais eficaz de evitar freadas bruscas e surpresas.

Quando utilizar o freio o carro deve estar sempre em linha reta; nunca espere estar em cima de uma curva para frear. Entre sempre na curva com o carro dominado (velocidade compatível com o raio da curva) e em hipótese alguma pise no freio no meio de uma curva se não tiver sensibilidade de que será capaz de evitar a perda do controle do automóvel. A distância do veículo à frente também deve ser compatível com a velocidade – somente assim é possível usar o freio com segurança em caso de emergência.

Ninguém está livre de imprevistos, como animais, areia solta, manchas de óleo ou buracos na pista, mesmo numa estrada deserta. Sempre que surgir um obstáculo, o motorista deve frear antes de começar qualquer manobra para evitá-lo, e ficar atento porque dependendo da sua reação o carro pode desgarrar do chão.




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