Internacional Titulo
Polícia espanhola busca cinco toneladas de cocaína em cargueiro
Do Diário do Grande ABC
04/09/2000 | 13:58
Compartilhar notícia


Cerca de uma centena de policiais e técnicos em construçao naval reiniciaram nesta segunda-feira a busca de cinco toneladas de cocaína que acreditam estao escondidas no cargueiro que foi espetacularmente abordado na quinta-feira passada perto das ilhas Canárias, informaram as autoridades.

Segundo a delegaçao do Governo espanhol no arquipélago das Canárias, a polícia nao encontrou na manha desta segunda-feira nenhum indício da droga no cargueiro ``Privilégio'.

Isto ocorre cerca de quatro dias depois que um grupo especial de intervençao, armado até os dentes, abordou a embarcaçao em alto mar, a 200 milhas náuticas do arquipélago das Canárias.

Segundo a mesma fonte, a polícia espanhola continuará procurando a droga durante vários dias, devido ao grande tamanho do cargueiro e seus múltiplos compartimentos.

No início, a polícia calculou o carregamento do ``Privilégio' em mais de 10 toneladas de cocaína, mas este cálculo foi revisto e se estimou em somente cinco toneladas pelo delegado do Governo para o Plano nacional contra as drogas, Gonzalo Robles.

Os investigadores estao quase inteiramente convencidos de que a embarcaçao proveniente da Venezuela e com bandeira de Sao Tomé guarda em seus poroes umas cinco toneladas de cocaína, informa nesta segunda-feira o jornal El País.

Cinco tripulantes do cargueiro, o capitao panamenho, seu segundo, mexicano, e três marinheiros filipinos continuam detidos, enquanto outros 15 marinheiros filipinos, que negaram estar sabendo do tráfico, foram libertados pelo juiz Baltasar Garzón, encarregado do caso na Audiência nacional espanhola (principal instância penal).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;