Setecidades Titulo Contra a gripe
Grande ABC anuncia cronograma da vacinação contra a gripe
Do Diário Online
13/04/2017 | 11:34
Compartilhar notícia
Divulgação


A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe, definidos a cada ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de acordo com o cenário epidemiológico. Entre eles, está o H1N1, cujos casos tiveram aumento em 2016. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus Influenza contidos na vacina.

Na região, os cronogramas devem se estender até maio. Em Santo André, a Prefeitura realizará a campanha aberta à população no dia 17 de abril e vai até 19 de maio, tendo como o dia da mobilização nacional, o Dia “D”, 6 de maio.

A vacinação será realizada em etapas para melhor atender os grupos prioritários, iniciando em 10 de abril para os trabalhadores de saúde dos hospitais. A partir do dia 17 de abril serão vacinados os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade. Gestantes, puérperas, crianças com 6 meses e menos 5 anos anos de idade e indígenas serão vacinados a partir do dia 24 de abril. A partir de 2 de maio serão imunizados os moradores com comorbidades e a partir do dia 8 de maio, os professores e todos os outros grupos anteriores.

Em São Caetano, a campanha de vacinação irá ocorrer do dia 17 de abril a 26 de maio. Para ser vacinado, é preciso comparecer nos postos de saúde portando carteira de vacinação, no horário entre 7h e 17h. O Dia “D” será no sábado, 13 de maio, das 8h às 17h.

A mobilização em Diadema iniciará na segunda-feira (17) e vai até o dia 19 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A imunização é destinada aos grupos prioritários. No sábado, dia 6 de maio, das 8h às 17h, será realizado o Dia “D”.

Em Mauá serão vacinados os grupos prioritários elegíveis pelo Ministério da Saúde, que incluem idosos (acima de 60 anos), gestantes, crianças de 6 meses e menor de 5 anos, puérperas, profissionais de Saúde, comorbidades, professores e população privada de liberdade. A campanha começa no dia 17 de abril e o Dia “D” será no sábado, 13 de maio.

Em Ribeirão Pires, a campanha contra a gripe já está sendo realizada em etapas. Os trabalhadores da Saúde que trabalham em hospitais já foram vacinados e a partir da próxima segunda-feira (17), a vacinação será destinada aos trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados do município, e pessoas com 60 anos ou mais de idade. A partir de 24 de abril será a vez das gestantes, puérperas, crianças de 6 meses até menores de 5 anos de idade e indígenas. Serão imunizados moradores com comorbidades, a partir do dia 2 de maio. Todos os outros grupos anteriores, além de professores das escolas públicas e privadas - mediante apresentação de crachá ou holerite - poderão imunizados a partir de 8 de maio.

Na cidade, o Dia “D” será 13 de maio. Nesta data, as UBSs funcionarão das 8h às 17h para atender a população. A secretaria de Saúde recomenda, além da vacinação, que a população deve continuar com os hábitos de higiene como lavar as mãos frequentemente, usar lenços descartáveis e cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar.

As prefeituras de Rio Grande da Serra e São Bernardo não informaram se possuem agenda de vacinação.

NA CAPITAL

Os moradores do Grande ABC também podem receber a vacina contra a gripe nos postos de São Paulo, onde a campanha ocorrerá em etapas. No dia 17 de abril, será realizada a vacinação para idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores dos serviços públicos e privados de Saúde de todo o Estado. A próxima etapa ocorre a partir do dia 24 de abril, para crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas e população indígena. No dia 2 de maio a vacinação se estende para pacientes com comorbidades e doenças crônicas, e a partir do dia 8 de maio para professores da rede pública e privada de ensino.

Nada impede que o paciente de um grupo que teve a etapa de vacinação iniciada tome a vacina nas semanas seguintes. As doses estarão disponíveis nos postos de vacinação normalmente, desde que respeitada a data de início para cada grupo.

O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe está marcado para o dia 13 maio e a campanha ocorre até o dia 26 de maio, em todo o Estado. A população contará com mais de 4.000 postos de vacinação, que irão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;