Setecidades Titulo Trânsito
Santo André prevê prazo de até oito meses para reconstruir ponte
Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
11/04/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/PSA


Projeção feita pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ajan Marques, sugere prazo de até oito meses para conclusão das obras de reconstrução da ponte que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso, que cedeu na sexta-feira após forte chuva. “Esta obra, para ser rápida, entre contratação e tudo (mais), vai de seis a oito meses, embora já estejamos autorizados a fazer tudo emergencialmente, o que reduz este prazo.”

A previsão leva em consideração todo tempo necessário para que o Paço finalize as etapas que antecedem as obras. “Para contratar esta ponte é preciso ter pré-projeto, uma quantificação, uma valoração da verba. Tem todos estes requisitos, mesmo sendo emergencial”, explica Marques.

Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), o governo deve iniciar hoje as primeiras intervenções no local. “Vamos usar o contrato de manutenção que o Paço já possui para deixar tudo preparado. Faltará apenas a implementação do tabuleiro que a gente chama, que, no caso, seria ponte”. A expectativa é a de que o contrato emergencial para colocação da estrutura seja assinado nesta semana.

Embora a reconstrução, em um primeiro momento, seja feita com recursos do próprio município, o chefe do Executivo declarou já ter iniciado diálogo com o Estado para possível ajuda financeira no projeto. Paralelo a isso, a Prefeitura promete finalizar no prazo de até 60 dias avaliação estrutural de todas as pontes localizadas na extensão da Avenida dos Estados. A vistoria técnica que contempla nove passagens tem como objetivo prevenir quaisquer novos incidentes com os acessos que fazem a ligação do Centro da cidade com a região do 2º Subdistrito. Em menos de três meses, duas estruturas responsáveis por esta travessia do Rio Tamanduateí cederam após forte chuva.

“Estamos analisando todos os sinais de risco (das estruturas). Isso inclui a medição da resistência, verificar a quantidade de trincas. Desta vez, (será uma vistoria) mais criteriosa ainda porque vai ter de indicar eventuais soluções para a gente correr atrás de verba”, explica Ajan Marques.

NOVO ACESSO
Ontem, no fim da tarde, o prefeito Paulo Serra inaugurou acesso construído pela administração no canteiro central, próximo à ponte que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso, exclusivamente para passagem de trólebus e ônibus. A via possibilitará que cerca de 250 coletivos, incluindo transporte municipal, intermunicipal e veículos da Metra, deixem de realizar desvio pela área central da cidade.

“(O novo acesso) Vai diminuir de maneira significativa o congestionamento registrado hoje (ontem), pois são mais de 200 veículos por dia fazendo retorno no Centro para depois cruzar a Avenida dos Estados depois de a ponte ceder. Agora, eles não vão mais para o Centro. Isso certamente acabará com este congestionamento atípico”, relata. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;