Economia Titulo
Mantega negocia abertura de agência do BB na China
03/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pedirá hoje ao ministro das Finanças da China, Xie Xuren, autorização para que o BB (Banco do Brasil) abra agência no país asiático, o que permitirá que a instituição conceda financiamento e faça operações de câmbio no mercado local.

A medida também permitirá o pagamento de transações comerciais em reais e yuans, sem necessidade de conversão das moedas ao dólar. "O gerente do Banco do Brasil em Xangai me disse que há grande demanda de importadores de produtos brasileiros para fazerem pagamento em yuans, o que seria um passo importante para termos intercâmbio comercial em moeda local", afirmou Mantega.

Desde o ano passado, a China tem promovido de maneira agressiva o uso do yuan em substituição ao dólar no pagamento das transações comerciais, com o objetivo de ampliar a presença internacional da moeda.

Segundo o ministro, o uso direto de reais e yuans reduz custo de intermediação financeira, na medida em que elimina a necessidade de conversão ao dólar. "Isso também valoriza as duas moedas, que já têm o status de internacionais, que já podem ser usadas como reserva de valor e de transação. Elas têm que ser colocadas na pauta internacional." Mas a utilização de moedas nacionais só interessa a empresas que comprem produtos da China e possam usar os yuans em seus pagamentos.

Como o yuan não é conversível, as companhias que o receberem ficarão com um ‘mico' na mão se não puderem utilizá-la para pagamento de transações com a China.

O BB só tem um escritório de representação em Xangai, que não permite a realização de nenhuma operação no país. Para abrir uma agência na cidade, a instituição precisa de US$ 30 milhões. A principal demanda é de empresas brasileiras que atuam na China e de chinesas que importam ou têm negócios no Brasil.

"O BB é um dos principais operadores de câmbio e de financiamento ao comércio do Brasil e isso seria nova porta para intensificação das atividades comerciais entre os dois países." 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;