Setecidades Titulo
Começa decoração de Natal sustentável
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
13/11/2010 | 10:16
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Seguindo a onda do desenvolvimento sustentável, Santo André começa a receber hoje os 600 enfeites de Natal confeccionados com material reciclável que vão decorar 27 ruas da cidade. De acordo com os cálculos da diretora da Lâmpadas & Cia, responsável pelo projeto Magia de Natal Ecopet, Cleuza Fabretti, serão cerca de dez dias instalando a decoração. O acendimento da luz interna dos enfeites será na noite do dia 1º.

Cleuza contou que teve de contratar mais 50 pessoas para ajudar na montagem dos enfeites. Ela explicou que houve um pequeno atraso na confecção por causa da baixa quantidade de garrafas PET arrecadadas. "A população colaborou, mas não no volume que precisávamos. Muitas das garrafas que usamos, tivemos de comprar." Para fabricar todos os adereços, serão necessárias cerca de 150 mil garrafas PET, mas a diretora terá de recolher um volume maior. "Se a garrafa vem com o fundo amassado, por exemplo, não conseguimos usar. Cerca de 20% do material que arrecadamos foi perdido."

Para quem ainda quer colaborar, há um novo posto de coleta, a escola de inglês Nemo Quest Idiomas, localizada na Rua Dr. Eduardo Monteiro, 747, no Centro de Santo André. Para mais informações, é possível ligar no telefone 4994-4949.

A TODO VAPOR

Aproximadamente 80 pessoas estão trabalhando na confecção manual dos enfeites em quatro polos principais: um no Centro de Santo André e outros três na Capital, nos bairros do Cambuci, Vila Brazilândia e Belenzinho. Serão bonecos de neve, velas, guirlandas, bolas natalinas e bengalas confeccionadas com PETs, CDs velhos, tampinhas de caneta, lonas e latinhas de alumínio. "Estou dormindo duas horas por noite", disse Cleuza.

A técnica de enfermagem Neli Agostinho, 47, estava sem trabalhar. Soube por amigos da oportunidade e tem ajudado na confecção do polo de Santo André das 8h às 18h30, mas o horário é flexível. "Quando tem muito trabalho, eu fico para dar uma força", disse satisfeita, enquanto colava uma trancinha feita com PET verde em uma arandela. "Agora eu quero fazer um tapete com isso aqui para colocar na minha casa."

REGIÃO

Às vésperas do Natal, as prefeituras pouco sabem da decoração que será feita. De todas as cidades consultadas pela equipe do Diário, com exceção de Santo André, nenhuma delas soube dar detalhes dos enfeites ou dos responsáveis pela decoração natalina. Rio Grande da Serra não respondeu às solicitações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;