Cultura & Lazer Titulo
'A morte do caixeiro-viajante' ganha prêmio Tony de teatro
Do Diário do Grande ABC
07/06/1999 | 12:10
Compartilhar notícia


"A morte do caixeiro-viajante", de Arthur Miller, ganhou o prêmio Tony de melhor reapresentaçao de uma obra teatral 50 anos depois de ter ganho o troféu de melhor obra. Na entrega dos Tony na noite deste domingo, "Side Man", de Warren Leight, a história de um músico de jazz atormentado por problemas familiares, ganhou o prêmio de melhor obra. "Fosse", uma homenagem à sensual coreografia de Bob Fosse, ganhou o prêmio de melhor musical.

"A morte do caixeiro-viajante" recebeu também o prêmio de melhor ator pelo desempenho de Brian Dennehy, que interpreta Willy Loman, um homem que se mantém otimista sobre a vida nos Estados Unidos apesar de inúmeras frustraçoes. "Nunca havia percebido como essa obra é maravilhosa e como afeta tantas pessoas", disse Dennehy depois da entrega. Sua companheira de cena Elizabeth Franz foi premiada pelo papel de Linda, mulher de Willy, e Robert Falls pela direçao da peça, apresentada pela primeira vez na Broadway em 1949.

Miller, o autor da peça, recebeu um prêmio especial pelo conjunto da obra. Aos 83 anos, foi aplaudido de pé pelo público, a quem agradeceu comentando que "só o fato de estar vivo para receber o prêmio é um prazer". "Side Man", que teve baixa audiência apesar de contratar recentemente o ator de televisao Scott Wolf, foi a única obra selecionada de um autor americano ainda vivo. "Seria bom se, nos próximos anos, eu nao for o único americano a chegar lá", comentou Leight. Frank Wood, que participa da obra como um atormentado pai de família, recebeu um prêmio especial por sua atuaçao.

A atriz Judi Dench, que este ano ganhou um Oscar por sua atuaçao no filme "Shakespeare apaixonado", ganhou o Tony por sua representaçao de uma atriz atribulada na obra "Amy's View", de David Hare. "Ganhar nao é o melhor, ser candidato é o melhor. Nao há isso de ser a única estrela de um espetáculo, a menos que seja a apresentaçao de uma pessoa sozinha", disse Dench.

Bernadette Peters e Martin Short receberam os prêmios por atuaçao musical: Peters por interpretar Annie Oakley em "Annie Get Your Gun" e Short por encarnar mais de seis personagens em "Little Me". "Annie Get Your Gun" ganhou também o prêmio de melhor reapresentaçao musical.

Matthew Bourne recebeu o prêmio de melhor direçao de musical e de melhor coreografia pela obra "Swan Lake" ("Lago dos cisnes"), que foi premiada também pelo melhor vestuário, a cargo de Lez Brotherston. O prêmio de melhor cenografia foi para Richard Hoover por "Not About Nightingales" e o de melhor iluminaçao para Andrew Bridge por "Fosse", que também recebeu o de melhor orquestraçao, feita por Ralph Burns e Douglas Besterman.

entrega dos prêmios foi feita no Teatro Gershwin e, no lugar de um só apresentador, como é usual, teve diversos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;