Economia Titulo Convênio
Aposentado demitido tem direito ao plano empresarial

Aposentados com seguro saúde da empresa que estão na ativa podem continuar com o benefício

Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
20/03/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


Aposentados com plano de saúde empresarial que continuam na ativa e são demitidos podem manter com o convênio médico por tempo indeterminado. Para conseguir esse benefício, contudo, é necessário preencher alguns requisitos, como ter no mínimo dez anos de trabalho na mesma empresa e assumir o pagamento integral do plano.

Apesar da determinação legal, a advogada Fernanda Bonfanti, do Freitas e Tonin Advogados Associados, diz que muitas operadoras dificultam a continuidade do convênio por esses trabalhadores. A saída, nesses casos, é recorrer ao Judiciário, que tem decidido em favor dos aposentados. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, concedeu ontem liminar a uma segurada contra uma operadora que rejeitara a manutenção do plano empresarial. Cabe recurso.

O presidente do IBDSS (Instituto Brasileiro do Direito de Saúde Suplementar) José Luis Toro da Silva, por sua vez, afirma desconhecer essa prática das operadoras. Segundo o advogado, a obrigação de fazer a ponte entre o aposentado e o plano de saúde é do ex-empregador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;