Economia Titulo
Sao Paulo e Bahia disputam fábrica de cobre da Ficap
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 13:52
Compartilhar notícia


Os Estados de Sao Paulo e da Bahia estao brigando por uma unidade industrial da Ficap, um dos três maiores fabricantes do País de fios e cabos para as áreas de energia, telecomunicaçoes e magnetos. A empresa, que é dona da marca Condugel, assinou no último mês de dezembro um protocolo de intençoes com a Bahia para se instalar no Estado, o que implicaria no fechamento de uma unidade na cidade de Americana, no interior de Sao Paulo.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineraçao da Bahia Benito Gama, disse que está confiante da disposiçao da Ficap, controlada pelo grupo chileno Madeco, de instalar uma unidade de transformaçao de cobre na Bahia, Estado que tem o minério. A Bahia está oferecendo os incentivos fiscais do programa Pró-Cobre.

A reaçao de Sao Paulo veio no final de fevereiro, com as açoes diretas de inconstitucionalidade apresentadas pelo governador Mário Covas ao Supremo Tribunal Federal. Uma das três açoes pede a impugnaçao dos dispositivos do Pró-Cobre que concederia crédito presumido de até 80% nas operaçoes interestaduais feitas pelas empresas, o que inviabilizaria a transferência de Sao Paulo para Bahia.

"As empresas estao conscientes de que este é um gesto político do governo de Sao Paulo", reagiu Benito, sobre as açoes de inconstitucionalidade, explicando que nenhuma empresa que tem ou pode ter os benefícios do programa recuou. Ele sustentou que o Pró-Cobre tem base legal. O local mais provável para a nova fábrica da Ficap é a cidade de Candeias, na regiao metropolitana de Salvador, que abriga uma unidade da empresa que produz alumínio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;