Economia Titulo
Sebrae lança site de dados sobre empresas de menor porte
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
01/09/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O Sebrae Nacional lançou ontem site que reúne diversas informações sobre a realidade das micro e pequenas empresas. O MPE Data (www.mpedata.com.br) inclui links com informações como número de MPEs por setores - comércio, serviços, indústria e construção civil, além de empreendimentos rurais -, quantidade de empreendimentos informais e total de MPEs exportadoras.

As informações, que serão atualizadas a cada 15 dias, são disponibilizadas por Estado e por região do País. Por enquanto, a ferramenta ainda não oferece divisão por município. "Pretendemos até julho colocar no site dados por município para a maior parte dos itens", avisa o analista da unidade de gestão Estratégica e coordenador do MPE Data, Leonardo Mattar.

Deverão ter esse recorte mais detalhado tópicos como número de MPEs optantes pelo Simples, taxa de sobrevivência das MPEs, municípios com a Lei Geral regulamentada e número de empreendedores individuais.

Todos os indicadores podem ser exportados em planilhas de Excel ou em arquivos PDF, e alguns deles oferecem comparação com anos anteriores. É o caso dos tópicos número de MPEs com empregados e quantidade de empregados com carteira assinada.

Segundo Mattar, o MPE Data cumpre dois papéis: tanto o de levar o conhecimento sobre os micro e pequenos negócios no País a qualquer pessoa que se interessar, com dados organizados em um único ambiente, posto de forma simples, como o de orientar o empresário. "Ele pode verificar se a empresa dele se encaixa nos padrões nacionais, se está dentro do perfil", conta.

O MPE Data reúne informações de diversas entidades e ministérios, como Sebrae, Rais/MTE (Relação Anual de Informações Sociais/Ministério do Trabalho e Emprego), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Receita Federal e MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;