Esportes Titulo
Corinthians comemora seu centenário com muita festa
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
31/08/2010 | 08:56
Compartilhar notícia


 

A confirmação da construção do estádio e a comemoração do centenário do Corinthians ferve a rotina nas duas maiores torcidas do Alvinegro na região. Hoje, a Gaviões da Fiel ABC (Santo André), e a Estopim da Fiel (Diadema), começam a série de festas e eventos especiais para celebrar a virada da data histórica para o Timão.

Em Santo André, haverá carreata especial que sairá do Parque Novo Oratório, passará pelas principais vias da cidade e chegará até a sub-sede da Gaviões ABC, na Avenida Perimetral (Centro).

A pista local terá duas faixas fechadas para receber com exclusividade as cerca de 2.000 pessoas esperadas pela organização. Na sequência, haverá queima de fogos e início das festividades, com direito a churrasco e porco no rolete.

"Não podíamos deixar nosso adversário mais tradicional de fora de uma data tão importante", brincou Rodrigo Bellisoni, diretor da Gaviões ABC, referindo-se à iguaria preparada como homenagem a um dos mascotes palmeirenses.

A Câmara Municipal de Santo André também realizará sessão solene (19h) para celebrar os 100 anos. O ex-lateral Wladimir (recordista de jogos com a camisa do Timão e ex-Secretário de Esportes de Diadema) estará presente para relembrar momentos marcantes do clube, e o prefeito Aidan Ravin também será homenageado. Integrantes da bateria-mirim da Gaviões ABC farão apresentação especial.

Em Diadema, a Estopim da Fiel se reunirá amanhã na sede da organizada com direção a São Paulo, para participar da carreata que terá início na Rua José Paulino, marco fundamental do nascimento do Corinthians na Barra Funda, com direção ao Parque São Jorge. Lá, os torcedores da região participarão do abraço em volta da sede do clube. "Teremos também grande surpresa para o próximo jogo (contra o Goiás, sábado, do Pacaembu). Mas é segredo", comentou João Paulo Rodrigues, secretário da Estopim. Sexta-feira, a torcida fará caminhada pelo Centro de Diadema, além de fechar as comemorações com o samba do centenário (gratuito), que será realizado na sede da organizada.

A partir da meia-noite, haverá também queima de fogos simultâneas em diversas partes do Estado.

Compacto, novo estádio promete ser caldeirão
Sonho antigo do Corinthians, o estádio que será construído em Itaquera (Zona Leste) promete deixar o torcedor, literalmente, mais perto do time. De concepção europeia, a arena será compacta para gastar menos dinheiro.

Quem ficar na primeira fila na parte central estará a apenas sete metros dos atletas. Já atrás dos gols, a visibilidade também é muito boa: cerca de 10 metros do espetáculo.

O projeto é de dois escritórios de arquitetura do Rio de Janeiro, o Coutinho, Diegues e Cordeiro, e o DDG. Também foi feita parceria com o escritório alemão Werner Sobek, que fez cálculos estruturais na Alemanha e ficou responsável pela tecnologia de sustentabilidade e racionalidade de energia.

O teto é fixo, com perfil aerodinâmico calculado em túnel de vento. Assim, além das razões estéticas, é bem leve e barato. É comum em estádios a falta de vento no gramado, que faz com que a grama apodreça.

Na arena corintiana, esta foi a forma encontrada para permitir a circulação de ar bem equilibrada e também refrescar os torcedores, principalmente no verão. As obras vão ocorrer em terreno cedido há cerca de 30 anos ao Corinthians, que tem a concessão por mais 60.

O projeto foi feito inicialmente para 70 mil pessoas, segundo solicitação do Corinthians. Mas a capacidade atual é de 48.234 lugares. A ideia do presidente Andrés Sanchez era que o estádio pudesse crescer nos anos seguintes, de acordo com a demanda da torcida e do crescimento vegetativo da cidade. Tudo seria feito por módulos, para acompanhar esse movimento da Fiel. Mas com a necessidade de usar o estádio para a abertura da Copa do Mundo em 2014, os planos tiveram de ser acelerados.

O custo vai aumentar e a discussão será se o aumento do público atrás dos gols para o torneio será definitivo ou provisório.

Além do anúncio oficial, o Corinthians assina hoje o pré-contrato com o grupo Odebrecht para construção. A diferença é que agora o panorama mudou completamente por causa da Copa. O documento é um pré-contrato porque o documento definitivo precisa ser aprovado pelo Conselho Deliberativo. (Da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;