Palavra do Leitor Titulo
Palavra do leitor
Do Diário OnLine
30/03/2017 | 11:25
Compartilhar notícia


Artigo

A evolução da carreira em cada uma das fases vai depender muito da trilha que cada mulher optou seguir. Antigamente tínhamos fases mais engessadas e etapas de maturidade pré-definidas, como, por exemplo, na faixa dos 30 anos você já deveria ocupar nível sênior, ou até de liderança. O foco aqui não é a posição que se ocupa, mas as responsabilidades que cada uma possui e as perspectivas de curto e médio prazos para o seu desenvolvimento profissional. São esses elementos que deverão ser ajustados com a chegada da maternidade.

Em todas as fases existem etapas que são inevitáveis para qualquer mulher, independentemente da idade, no momento em que ingressam no universo da maternidade e precisam conciliar a sua vida profissional. Vejo que existem cinco fases de maior atenção, são elas:

– A notícia. Parece simples informar ao chefe e demais envolvidos que você está grávida, mas nem sempre é assim. A cultura da empresa e o estilo de liderança são pontos importantes para dar maior ou menor conforto na hora de contar a novidade. Muitas vezes bate insegurança.

– A produtividade. Muitas se preocupam se conseguirão administrar sua produtividade e desempenho no mesmo nível, considerando as transformações físicas e emocionais que acontecem a cada mês. Será que serão vistas como competentes e capazes, ‘apesar’ de estarem grávidas?

– O desapego. Você terá que exercitá-lo para organizar suas atividades antes da licença-maternidade e aos poucos se desconectar das demandas e projetos que acontecerão na sua ausência. É estranho pensar que você não estará ali durante um tempo, e que atividades e projetos ‘seus’ serão conduzidos por outras pessoas. Será que terei espaço quando voltar?!

– A licença-maternidade. Na qual muitas mulheres sofrem, pois se dão conta de que aquele tempo ‘livre’ realmente não é tão ‘livre’ assim. Você não se tornará mãe e poderá ler todos os livros que estavam na fila. Além disso, as mulheres entram em conflito no momento de retornar ao trabalho e deixar o seu bebê longe parte do tempo. Terceirizar os cuidados para voltar ao trabalho é bem delicado. E quando você volta, tem fase de adaptação, pois não é ‘chave’ que liga e desliga.

– O ajuste de rota. No qual a profissional, agora mãe, sente a necessidade de rever sua trilha de carreira, porque nem sempre o seu propósito será o mesmo dali para frente, e é nessa fase que muitas clientes procuraram o coaching para repensar e planejar suas carreiras dali em diante, conciliando a maternidade e demais expectativas pessoais e profissionais. 

Deborah Toschi é gerente de vida e carreira, sócia-diretora da Capio Desenvolvimento Humano e Organizacional e cofundadora do Projeto Mães do Avesso.

Palavra do leitor

Entulho

Fiz pequena obra em minha casa e sobrou entulho. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos diz que não pode – ou que não quer? – retirar esse entulho. Nós pagamos impostos e quando precisamos é feito isso com o munícipe.
Fernando Zucatelli
São Caetano

Bom político

O bom político não é aquele que recebe elogios, geralmente falsos, proferidos pela sua bem remunerada entourage. O bom político é aquele que consegue não ser criticado, pois desarma com ações firmes, necessárias e prioritárias à sociedade a argumentação da bem remunerada entourage oposicionista.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Base, por favor!

Solicito as devidas providências junto ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e ao comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) referente à Praça Brasil Itália, localizada próxima à Rua José Pelosini, em frente aos restaurantes Imigrante e Expresso, pois é ponto de assaltos e de uso de drogas, e, ainda, os usuários ficam perturbando os moradores próximos. A população solicita base da GCM durante o dia e à noite. Por favor, que nosso pedido seja visto com muito carinho.
Ronaldo dos Santos
São Bernardo

Saúde na UTI

Dia 2l de fevereiro fui à UBS de Rudge Ramos, em São Bernardo, colher sangue para exame. Deram-me protocolo para 15 dias úteis. Estou cansado de telefonar e ir à UBS, mas até agora não ficou pronto. Fiz o mesmo com a Labclin, laboratório credenciado para eleborar o exame. Também, até agora nada. Acontece que preciso levar o resultado para o médico dia 7 de abril. Como faço? Meu médico só atende com certo tempo, pois a agenda está sempre lotada. Assim, o exame que fiz não tem valor. O município paga aquilo que não aproveita. Será que alguém pode me ajudar? Tenho outros resultados que já estão prontos, mas de nada valem se falta um. Abraços. Saúde para todos.
Antônio Dalto
São Bernardo

Ultrajante

Abuso de autoridade mesmo é ter Renan Calheiros livre, leve e solto, com direito a foro privilegiado.
Claudio Juchem
Capital

Agora cuida?

Ainda sobre a prisão domiciliar da ex-primeira-dama do Rio, cuja justificativa é cuidar dos filhos, menores, tenho uma dúvida: quando ela viajava a Paris – segundo o noticiário, com frequência mensal – essa senhora não se preocupava? Quem cuidava das crianças?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Sanguessugas

O deputado Vicente Cândido está pronto para propor mais uma tungada no bolso do brasileiro! Segundo ele, as campanhas eleitorais ficaram muito caras, há vários limites estabelecidos diante das maracutaias que ele e seus próceres protagonizaram nas últimas campanhas e ele não vê outro saída: temos que colaborar, coercitivamente, queiramos ou não, para ampliação do fundo partidário e incrementar o financiamento público eleitoral! Não foi para isso que o povo tem ido às ruas!
Marco Antonio Esteves Balbi
Rio de Janeiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;