Cultura & Lazer Titulo
Ensaio explora a beleza dos corpos dos travestis
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
26/01/2003 | 17:23
Compartilhar notícia


O fotógrafo Ricardo Rojas resolveu mostrar que travesti não é apenas homem que se veste de mulher. Na exposição Essência Feminina, o artista enfoca a feminilidade de seus personagens por meio da beleza plástica de corpos e atitudes. O evento abre nesta segunda-feira, às 20h, e fica em cartaz até 14 de fevereiro, com entrada franca, na Galeria Espaço Paul Mitchell, do Na Mata Café, em São Paulo.

O primeiro passo foi convencer “as modelos” da seriedade do trabalho. Em seguida, Rojas buscou uma solução cromática que fosse capaz de enaltecer a feminilidade. Escolheu, também, fundo neutro e ausência total de acessórios para evidenciar apenas os corpos dos travestis. Cabelo e maquiagem, trabalho assinado por Junior Alves e Beto Gomes, seguem a mesma determinação: neutralidade.

Limpar os excessos e retratar apenas a beleza é também uma forma de ir de encontro ao preconceito. A intenção é “desmistificar dúvidas ou polêmicas sobre a essência feminina” dessas pessoas que sofrem discriminação e às vezes chegam à prostituição.

Essência Feminina é um projeto que deve virar um livro com cerca de 200 imagens, a ser publicado ainda este ano. O fotógrafo estuda também a possibilidade de realizar outras exposições em países da Europa e nos Estados Unidos.

Designer de formação, Rojas é fotógrafo há pouco mais de dez anos. Já passou por várias agências de publicidade e por alguns estúdios fotográficos de São Paulo e Londres. n

Essência Feminina – Exposição fotográfica de Ricardo Rojas. A partir de segunda-feira, às 20h. Na Galeria Espaço Paul Mitchell do Na Mata Café – r. da Mata, 70, São Paulo. Tel.: 3079-0300. Entrada franca. Até dia 14 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;