Economia Titulo Carreira
Felicidade no trabalho
Saulo Ferreira*
28/03/2017 | 07:30
Compartilhar notícia


1 – O que traz felicidade para as pessoas no trabalho?

Felicidade no trabalho não é apenas uma questão de estado de espírito, que pode variar ao longo do dia e da semana, de acordo com influências externas. As pessoas se sentem felizes no trabalho por um conjunto de fatores, mas, principalmente, por encontrarem sentido e paixão pela atividade que exercem, além de serem verdadeiramente reconhecidas pelas suas realizações.

2 – Para as empresas, quais são os benefícios de ter colaboradores felizes?

A felicidade dos colaboradores é fundamental para o sucesso da organização, independentemente do campo de atuação, da indústria ou da localização da companhia. Profissionais felizes tendem a ser mais engajados, leais, criativos e produtivos em comparação aos menos satisfeitos. Além disso, se tornam embaixadores da marca que representam, propagando boas notícias sobre a empresa a amigos, familiares e clientes. Outro ponto muito importante: ninguém procura por uma nova oportunidade de trabalho quando se está satisfeito no local onde atua, o que significa economia certa tanto de tempo quanto de recursos financeiros com processos seletivos.

3 – Dentro do tema, qual é a sua recomendação para empresas e gestores?

Muitos gestores e líderes alegam estar sobrecarregados, muito focados em resultados e sem tempo para focar na satisfação dos colaboradores. Minha recomendação é que as empresas comecem a encarar a felicidade como uma prioridade organizacional, porque ela é valorizada pelos colaboradores e traz benefícios para a empresa. É preciso que, além de defender um bom ambiente corporativo, gestores e líderes incorporem a positividade, alinhando seus discursos às ações. Bons relacionamentos podem edificar ou destruir qualquer tipo trabalho.

4 – Em quais setores os profissionais são mais felizes?

De acordo com um estudo da Robert Half em parceria com Happiness Works, os profissionais de marketing e demais setores criativos são os mais felizes, enquanto que os de tecnologia são os menos estressados. Em geral, colaboradores dessas áreas usufruem de maior liberdade para expor suas ideias, além de flexibilidade quanto ao horário e local de trabalho. Tudo isso tende a elevar a qualidade de vida desses profissionais, justificando a felicidade e interesse de alguns e o baixo estresse de outros.

5 – É possível estimular a felicidade nas empresas?

Sim. É claro que não dá para obrigar os colaboradores a serem felizes, mas gestores e líderes podem contribuir para um ambiente corporativo mais saudável. Nesse processo, minhas recomendações são:

– Certifique-se de que a carga de trabalho designada está adequada;

- Incentive o crescimento e/ou desenvolvimento profissional, por meio de cursos, treinamento e/ou novas funções para que ele descubra novas habilidades;

– Tenha certeza de que as ações praticadas na companhia estão alinhadas aos valores e princípios verbalizados pela direção, pois a maior parte dos profissionais tem necessidade de sentir orgulho da organização e de seus gestores e líderes.


* gerente de recrutamento da Robert Half

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;