Cena Política Titulo
Encruzilhada de Lauro Michels
Por Fábio Martins
25/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Lauro Michels brigou internamente no PSDB, pois queria de qualquer jeito ser candidato ao Paço de Diadema. Em 2011, migrou para o PV. Chefe do Executivo desde 2013, cansou de ser prefeito. Admite a aliados que pretende se licenciar para ser candidato a deputado federal. Agora, cansou de ir para o Consórcio Intermunicipal. Anunciou que está fora. Nos bastidores, há comentário de que o verde teve rixa pessoal com colegas prefeitos, o que, para ele, justificaria a saída. Qual será a próxima decisão individual? Antes de abandonar a Prefeitura, contudo, precisará prestar esclarecimentos ao Ministério Público, que abriu inquérito para investigar a contratação da empresa Mendonça e Silva. A Promotoria já mandou ofício ao governo para apurar a denúncia e começou a averiguar a acusação contra a Azyal Construções.

BASTIDORES

Reconhecimento
O ex-prefeito Maurício Soares (PHS) teve papel importante na eleição de Orlando Morando (PSDB) à Prefeitura de São Bernardo e foi alocado no comando da Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania). Só que na primeira ação de destaque da Pasta neste ano, a retomada das aulas da Faculdade da Terceira Idade, que corria o risco de ser interrompida, quem falou sobre o tema foi o adjunto, Carlos Alberto Garcia Romero. E, até onde se sabe, várias pessoas do grupo do ex-prefeito que trabalharam na campanha esperam reconhecimento pelo esforço.

Procura-se
Nos bastidores do PT de São Bernardo, há certo temor quanto à participação da militância na votação do PED, dia 9 de abril. Até mesmo grupos políticos ligados aos vereadores estariam buscando formas de mobilizar os filiados para irem às urnas. O pano de fundo é a eleição do atual presidente do partido, Bras Marinho, favorito à reeleição e que seria prejudicado por menor adesão dos eleitores.

De mudança
Ex-secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Santo André, no governo Carlos Grana (PT), Jurandyr José Teixeira das Neves assumiu, recentemente, a mesma Pasta em Bertioga, no Litoral paulista. Ele deixou a área alegando problemas particulares. Já respondeu também pela secretaria-geral da Fundação do ABC. Agora, ocupa o novo espaço na gestão do prefeito Caio Matheus, do PSDB.

Amenizando o tom
Não é de hoje que o vereador de Santo André Roberto Rautenberg (PRB) critica a atuação de Almir Cicote (PSB) como presidente da Câmara. Na tribuna, o republicano falava que nenhum projeto passa no Legislativo sem aval do colega. Na última plenária, no entanto, ele amenizou o tom. Disse que o socialista pode ainda ser bom presidente. Tudo pode mudar novamente com a votação do projeto da Saúde, na terça-feira.

Menção
Mesmo sem ser nomeado oficialmente como articulador do Paço com a Câmara de Santo André, o ex-vereador Evilásio Santana, o Bahia, recebeu elogios de parlamentares da base de sustentação e até de alguns da oposição, nos bastidores, pela interlocução política feita para aprovação, em primeira votação, do projeto de Saúde enviado pelo prefeito Paulo Serra (PSDB).

Tirando até ‘Fora, PT’
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), deu pontapé a plano de limpar as pichações na cidade. Escolheu começar, pessoalmente, assim como tem feito o correligionário João Doria na Capital, a iniciativa pela Avenida Prestes Maia, no último fim de semana. Entre uma e outra pintura, o tucano se deparou, coincidentemente, com os dizeres: ‘Fora, PT’. Teve que apagar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;