Setecidades Titulo Substituição
Polícia Militar decide trocar o comando no Grande ABC

Marcelo Cortez Ramos de Paula dará lugar a Paulo Henrique Fontoura Faria no CPA/M-6

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
16/03/2017 | 21:53
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Comandante da PM (Polícia Militar) na região, o coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, 48 anos, prepara-se para deixar o CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6). Ele deve ser substituído pelo coronel Paulo Henrique Fontoura Faria, que reside em Santo André. Apesar de a Secretaria de Segurança Pública do Estado não confirmar, as mudanças devem ser publicadas hoje no Diário Oficial. O novo comandante tem passagens pelo Grande ABC como tenente e capitão, e a primeira reunião de transição entre os oficiais deve ocorrer ainda hoje.

Coronel Cortez, que assumirá o comando da Escola Superior de Sargentos, na Capital, é responsável pelo policiamento das sete cidades desde janeiro de 2015 – foram pouco mais de dois anos à frente do cargo.

Entre os principais legados da gestão, Cortez ressalta a aproximação entre polícia e sociedade e a retomada de projetos. “Destaco a estabilidade, no sentido positivo, da condução da política de Segurança pública, que cabe à Polícia Militar, sem mudanças bruscas de direção. E a intensificação da relação entre polícia e sociedade, manifestada pelo renascimento da Associação dos Amigos da Polícia Militar e demais ações conjuntas, até mesmo com a igreja, setor representativo da sociedade. Também tivemos incremento da valorização do policial militar.”

Desde que assumiu o comando da região, uma das principais bandeiras do coronel foi a implantação do Projeto Radar nas sete cidades, o qual integra câmeras de radares fixos e computadores da PM e foi implantado apenas como projeto piloto em São Caetano. “Em tese, avançamos muito pouco, já que os outros municípios não aderiram”, disse ele, cuja expectativa é a de que o projeto seja ampliado após conversa recente com os prefeitos via Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “É uma persistência e manutenção do permanente diálogo.”

Cortez comentou os índices de Segurança nos últimos dois anos – em 2015, em praticamente todos os meses, registrou queda nos principais indicadores; já em 2016, o ano foi fechado com alta de 3,3% nos roubos, 6,35% nos roubos de veículos e 14,57% nos furtos de veículos. Homicídios caíram em 16,9% e furtos 7,11% conforme a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado. “Tivemos um movimento de elevação, acompanhando a tendência do próprio Estado. No furto e roubo de veículos tivemos movimento pendular. Agora estão novamente caindo”, explicou. “O sentimento que deixo é o de gratidão a todas as pessoas que tornaram possíveis as ações da PM. Prefeitos, Polícia Civil, comandantes do passado e, acima de tudo, a sociedade e a cada um dos policiais militares, sem os quais nada seria possível”, finalizou.

O coronel enfrentou polêmica durante a gestão. Em junho de 2015 foi divulgada gravação de áudio em que ele afirmava que estavam proibidas as perseguições em geral, incluindo de motocicletas. À época, ficou esclarecido que não houve mudança de procedimento, e o correto seria o acompanhamento a veículos com pessoas em atitude suspeita, mantendo o contato visual.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;