Questão de Emprego Titulo Dicas
Movimentos na carreira
Fernando Mantovani*
14/02/2017 | 07:25
Compartilhar notícia


1) O que significa realizar um movimento lateral na carreira?

Movimento lateral na carreira é quando mudamos de emprego ou função sem um aumento salarial significativo. Algumas pessoas podem até encarar a decisão como estagnação ou como forma de comprometer a empregabilidade, principalmente porque muitos ainda associam o crescimento profissional ao ganho financeiro, porém, é cada vez mais comum os profissionais mudarem de emprego motivados por novos desafios, ampliação da área de atuação e conhecimentos e desenvolvimento de competências.

2) Quando é mais adequado realizar ou aceitar esse tipo de movimentação?

Geralmente, ela ocorre quando a pessoa já está há muitos anos exercendo a mesma função em uma empresa. Por mais que o escopo de trabalho e as metas aumentem no decorrer dos anos, tendo também um reajuste no salário, no fim do dia os profissionais acabam realizando as mesmas atividades. Neste cenário, é possível realizar a movimentação lateral, seja dentro da própria empresa para tentar mudar de área ou para outras oportunidades no mercado. Em geral, ao colocarem na balança os prós e contras da movimentação, os profissionais percebem que há muito a ganhar com a nova oportunidade.

3) Quero muito crescer na carreira, mas acredito não ter perfil para gerir pessoas. O que devo fazer?

Tornar-se chefe pode trazer satisfação pessoal e uma promoção de salário, porém, junto com esses pontos vêm também novas responsabilidades, tomadas de decisões mais complexas e a tarefa de gerenciar conflitos e pessoas. Nem todo profissional tem o perfil ou deseja exercer esse tipo de função. Neste caso, opção é assumir o cargo de especialista e seguir o modelo de carreira ‘Y’. Para isso, é preciso conhecer bem a sua área de atuação e ter sólidos conhecimentos técnicos. Em empresas com plano de carreira bem definido, esse tipo de profissional tem chance de atingir altos patamares – em posições e até mesmo salários equiparáveis ao de diretor – sem ser gestor.

4) Onde estão as maiores demandas por profissionais mais especialistas?

Noto muita demanda por profissionais especialistas na área de gestão de projetos e em setores, como indústria e tecnologia da informação.

5) O que significa carreira em W?

Carreira em ‘W’ é o que mercado encontrou para permitir que os especialistas liderem equipes sem sacrificar o prazer de executar suas atividades técnicas. Com isso, surgiu para as empresas um modo de não perderem profissionais talentosos. Em muitas organizações, a prática já existe informalmente, mesmo sem a nomenclatura. 

* Diretor de operações da Robert Half




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;