Economia Titulo Macha lenta
Ford para produção por 21 dias ao dar férias coletivas
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
09/02/2017 | 07:23
Compartilhar notícia


Mal começou 2017 e a Ford é a segunda montadora da região a conceder férias coletivas neste ano – a primeira foi a GM. A companhia vai deixar em casa, por 21 dias, os cerca de 3.000 trabalhadores do chão de fábrica da planta de São Bernardo. Eles saem no dia 13 de março e retornam em 3 de abril. O motivo é a queda nas vendas. Questionada, a Ford confirmou a informação passada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e afirmou que a parada se deve a ajuste do volume de produção à demanda do mercado.

A Ford é a segunda fabricante que mais possui operários em lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho): 710, sendo que 450 estão afastados desde outubro e 260, desde janeiro de 2016, o que representa 18% dos seus 4.000 funcionários – a GM tem 754. Além disso, esta é a segunda vez, em pouco tempo, que concede férias coletivas; no fim do ano, eles ficaram fora de 26 de dezembro a 6 de janeiro.

O presidente do sindicato, Rafael Marques, assinalou: “A Ford é a que mais preocupa, pois passa por crise na planta de automóveis. Tanto que implementou modelo em que dois dias são para produzir caminhões e um para carros”. Ele criticou o fato de ser fabricado apenas um modelo de automóvel na região, o New Fiesta que, ainda, tem preço de mercado elevado. Questionados sobre rumores de que a unidade poderia fechar, entidade e empresa negaram.

MAIS - No Carnaval, todas as montadoras vão emendar o feriado. A Volkswagen, que está em PPE (Programa de Proteção ao Emprego) desde janeiro, em vez de reduzir a jornada às sextas-feiras, compensará em folgas de 22 de fevereiro a 3 de março. Ford para de 27 de fevereiro a 1º de março. A Mercedes-Benz , Toyota e Scania apenas 27 e 28 de fevereiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;