Política Titulo Editorial
Motivos para investigar
Do Diário do Grande ABC
03/02/2017 | 12:20
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Quatro bilhões e 300 milhões de reais investidos no lixo em 30 anos. O valor exorbitante e a finalidade chamaram a atenção do vereador tucano Ary de Oliveira, que garante já ter 19 adesões para instalar CPI para investigar parceria público-privada assinada em 2012 pelo então prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), com o Consórcio SBC Valorização de Resíduos Revita e Lara. De fato, trata-se de muito dinheiro. E de pouquíssimos resultados, já que boa parte dos avanços prometidos no setor da limpeza urbana são-bernardense não saiu do papel.

Decorridos mais de quatro anos desde que o contrato foi firmado, a limpeza, a coleta e a destinação final do lixo em São Bernardo continuam sem o diferencial que poderia justificar o vultuoso valor cobrado pelas empresas consorciadas. Aonde está, por exemplo, a prometida usina que produziria energia elétrica a partir da incineração do lixo. Previsto para ser inaugurado em 2015, com custo estimado entre R$ 350 milhões e R$ 450 milhões, o equipamento sequer obteve licenciamento dos órgãos ambientais.

Ante tantos compromissos assumidos e não executados, é acertada a decisão do vereador de propor CPI para passar o assunto a limpo. O esforço também é compartilhado pelo Executivo, que, como mostrou este Diário no domingo, contratou consultoria para avaliar detalhadamente as cláusulas contratuais para ver se dinheiro público não foi malversado.

A força-tarefa entre Legislativo e Executivo é bem-vinda. No momento em que municípios promovem cortes de despesas para voltar a respirar, rever contratos bilionários atrás de gorduras a serem eliminadas é uma saída. Ainda mais se existem suspeitas de que o acordo, pela falta de frutos, não obedeceu aos preceitos da legalidade. Chegou a hora de passar as cidades do Grande ABC a limpo. A eleição de prefeitos de oposição, verificada na maioria dos municípios, facilita a necessária higienização dos processos. Ao mexer no vespeiro, São Bernardo assume pioneirismo importante na batalha pela moralização do gasto de dinheiro público. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;