Memória Titulo
Origens da Defesa Civil em Santo André
Ademir Medici
26/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 LOCAL – No fim da gestão passada, o Semasa lançou livro que focaliza a Defesa Civil na cidade. Pelos cálculos da autarquia, 40 anos de atividades.

Década a década, a partir dos anos 1970, são abordados temas atinentes. Como destaque, imagens fotográficas, inclusive várias delas do Banco de Dados do Diário.

Talvez um evento importante devesse ser incluído no livro, fora do período estudado, mas muito próximo a ele: a grande nuvem de fumaça que se abateu sobre os bairros Campestre e Jardim, em 1975, o que causou verdadeiro pânico entre os moradores. Foi manchete do Diário por semanas. Atraiu toda a imprensa paulistana.

Aquele episódio deverá ser tema do 14º Congresso de História do Grande ABC, em Rio Grande da Serra.

Fica a sugestão aos organizadores do Congresso para que convidem os participantes deste livro importante do Semasa a participar.

A edição do livro é da jornalista Mariangela Devienne Ferreira, com entrevistas feitas por Leonardo Bueno e pesquisa da própria Mariangela, Paloma Alvarez, Samir Geleilete e Viviane Raymundi.

 

RIO DE JANEIRO

E Memórias Cariocas. Outra obra-prima da Editora Matarazzo, em parceria com o Instituto Funjor e com a visão – e notícias – de cariocas da gema e de visitantes.

O livro traz reminiscências, impressões e fotografias do Rio. E vão desfilando: Largo do Boticário, Ilha de Paquetá, a história do centenário do samba Pelo Telefone, Arcos da Lapa, um delicioso relato de viagem da Central a Madureira, São Cristóvão.

Jornalista Geraldo Nunes está presente: “O rádio feito no Rio sempre foi melhor que o de São Paulo”.

Visitem: www.editoramatarazzo.com

 

POESIAS 4

Escreve a editora e jornalista Thais Matarazzo: “A poesia, em várias modalidades, tem sido um tema recorrente nos pedidos de sugestões das nossas antologias”.

E quantos bons colaboradores têm participado das coletâneas que a Thais organiza. Paixão revivida: “Repita lentamente em lábios entreabertos aos meus, que me amava quando estava longe entre as marés” (Kryssie Martins, in Entremares). Ah, esses apaixonados (as).

 

Amigos Andreenses
Hoje é o aniversário de Reginaldo dos Santos. Integrante do Casa (Clube Amigos de Santo André). Nasceu em Catende, no Estado de Pernambuco, em 26 de janeiro de 1952. Veio para Santo André menino, em 1960. Aqui estudou. Foi aluno do Colégio Clóvis Bevilacqua.

Realizou cursos na área hospitalar e fez carreira no Hospital Municipal, hoje Centro Hospitalar do Município de Santo André. Começou como arquivista. Foi técnico de enfermagem e de raio X. Casado com dona Eliana, o casal tem dois filhos, Edson e Kiara, e seis netos. Catende está no seu coração, mas Santo André é a sua cidade. Para sempre.

 

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 26 de janeiro de 1967 – ano 9, edição 455-1

Manchete – Prefeito Fioravante Zampol ajuda clubes esportivos

ABC – Chuvas matam quatro na região.

 

Santos do Dia
Timóteo

Tito

Paula

Diário há 30 anos
Domingo, 25 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6350

Scania – Anunciado um novo presidente para a Scania, indústria sediada na Vila Euro, em São Bernardo: Arne Karlsson. Ele atuou no Brasil entre 1979 e 1983, na área de planejamento econômico. Ultimamente estava na presidência da Scania da Argentina.

Ake Norrman, que presidia a Scania brasileira, foi transferido para a presidência da Saab-Car Division, a segunda maior produtora de carros da Suécia.

Nota – Por ocasião da elaboração de livro sobre os 50 anos da Scania brasileira, tivemos oportunidade de entrevistar os dois ex-presidentes, Karlsson e Norrman, que visitaram São Bernardo. Seus relatos estão no livro. Guardamos as fitas com os depoimentos de ambos.

Rhodia – Indústria andreense, com parque formado a partir de 1919, anunciava a desativação de vários setores às margens do Rio Tamanduateí.

Volei Masculino – Na estreia do 2º Grande Prêmio do Brasil, no Ibirapuera, Pirelli Santo André 3, Frangosul 1.

Comportamento – Diminui o preconceito contra as tatuagens. Reportagem: Francisco Fukushima.

 

Em 26 de janeiro de...
1917 – Visita a Estação de São Bernardo, hoje Centro urbano de Santo André, o dr. Jeremias Marcondes de Avellar, juiz de Direito em Minas Gerais.

A guerra. Do noticiário do Estadão: sessão secreta na Câmara francesa.

1932 – O médico Aron Galante nasce em Santos. Formado pela Faculdade Paulista de Medicina em 1958. Faz uma carreira médica em São Bernardo e Diadema. Na política, foi vereador, presidente da Câmara e prefeito de São Bernardo entre 1983 e 1988.

Nota – Dr. Aron chega aos 85 anos com muita vitalidade. Semana passada ele passava, lépido, pelo Centro de São Bernardo. A pé. Memória conversa com ele na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Municipal.

– Dr. Aron, o novo prefeito de São Paulo, João Doria Junior, anunciou que pretende criar um conselho formado por ex-prefeitos.

– Bom. Muito bom...


Município Paulista

Hoje é o aniversário de Santos. O povoado tem sua origem relacionada com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses, na expedição de Martim Afonso de Souza. Este veio a distribuir, entre os fidalgos que o acompanhavam, as terras ao redor da Ilha de São Vicente. Dentre eles estava Brás Cubas, oficialmente o fundador de Santos, elevado a vila em 1545.

 

Municípios Brasileiros
Além de Santos, outros 29 municípios brasileiros celebram seus aniversários em 26 de janeiro.

No Piauí, são 26 os aniversariantes, entre os quais Alvorada do Gurguéia, Boa Hora e São João da Fronteira.

No Paraná, Fazenda Rio Grande.

No Rio Grande do Sul, Lajeado.

No Espírito Santo, Nova Venécia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;