As principais reclamações dos consumidores, segundo a instituição, são referentes à cobrança indevida nos setores de telecomunicações e bancos, e referentes à problemas com entrega no setor de varejo eletrônico.
O consumidor que tiver mais do que 30% do seu orçamento comprometido com dívidas também poderá aproveitar o atendimento itinerante para se inscrever no Programa de Apoio ao Superendividado (PAS).
O PAS tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com seus credores. Serão atendidas neste programas dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo, prestação de serviços, e aquisição de produtos, independentemente do total das dívidas.
De acordo com o Procon, o consumidor com renda familiar de até R$ 2 mil representa o maior porcentual de endividados (28,9%) que participam do PAS no Estado de São Paulo. Eles são, em sua maioria, homens casados, entre 46 e 60 anos, e que possuem ensino superior completo.
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