Setecidades Titulo Santo André
Sabina deverá ser reaberta pela Prefeitura apenas em abril

Prefeito faz vistoria e afirma que local sofre com falta de manutenção desde ano passado

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
18/01/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após ser fechada no fim do ano passado, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, só deverá reabrir em abril, segundo disse ontem o prefeito Paulo Serra (PSDB). Problemas como atraso de pagamento dos funcionários e reestruturação de contratos devem ser resolvidos durante o período em que o local permanecer de portas fechadas.

Em vistoria ao espaço realizada ontem à tarde, o prefeito chamou atenção para problemas causados pela falta de manutenção, como infiltrações, cadeiras quebradas e brinquedos encostados. Ainda não há previsão do valor a ser gasto com serviços de manutenção.

“O que estamos fazendo na Secretaria de Educação é rever os contratos. Precisamos resolver a questão do contrato de manutenção, para que seja retomado e a gente possa recuperar esses equipamentos, que estão abandonados”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, os reparos deixaram de ser feitos nas atrações desde abril do ano passado, quando o contrato com empresa responsável pela manutenção, a Ifec, foi encerrado. O convênio com a FSA (Fundação Santo André), que garantia a monitoria do segundo andar, também foi encerrado no período. Mas os animais e aves continuam a receber cuidados diários.

No caso dos funcionários, os responsáveis por operar o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler não recebem há dois meses. Além djsso, a empresa Vitalis, que cuida da parte relativa a arte e comunicação, encerrou o contrato e os funcionários ficaram sem receber os salários de novembro, dezembro e o 13º. São 28 pessoas nessa situação.

“A partir desta vistoria, os funcionários serão recebidos pela comissão responsável pela dívida da administração anterior, para renegociar o pagamento e também a continuidade dos serviços”, disse Serra.

Atualmente o espaço mantém cerca de 20 funcionários e, segundo a gestora da Sabina Érika Springmann, são insuficientes para manter o funcionamento. “Precisaríamos de no mínimo uma equipe de 80 pessoas para garantir a abertura de todos os espaços.”

O público foi atendido até o dia 16 de dezembro, quando foi iniciado o recesso dos funcionários. A previsão era de que a reabertura acontecesse no início de janeiro, mas o espaço permaneceu fechado.

Entre os projetos futuros também estão ações na área da Educação, ainda sem previsão. “Queremos inserir esse equipamento no Parque Central, para que maior público tenha acesso. Também trazer de volta salas de aula, para que as crianças da rede municipal possam aprender sistematicamente aqui nesse espaço. Nós temos uma estação ciência que tem tudo a ver com o dia a dia das crianças.”

Contrato com a UFABC deve ser reavaliado pela nova administração

Assinado em dezembro do ano passado, o termo de cooperação entre a Prefeitura de Santo André e a UFABC (Universidade Federal do ABC) estabelecia a monitoria do espaço ao custo de R$ 2,5 milhões por um ano. O acordo visava substituir contrato com a FSA (Fundação Santo André), que não foi renovado por falta da certidão negativa de débitos junto à Receita Federal.

O acordo com a UFABC previa 60 alunos monitores (30 já atuavam provisoriamente). “Nós vamos rever (o contrato) porque a informação que temos é que eles não têm experiência. Além disso, o contrato foi assinado no dia 29 de dezembro”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A UFABC se manifestou por meio de nota e informou que, com a troca de prefeitos e a consequente revisão dos contratos e convênios, adiou o início das atividades de monitoria. “A universidade solicitou reunião com os gestores que serão responsáveis pelo convênio na Prefeitura e terá mais informações tão logo o encontro seja realizado.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;