O Muro de Berlim já caiu, o império soviético está se desmoronando e tudo o que representou o Solidariedade para os poloneses também parece distante. Wasilewski e seu fotógrafo - Moldovan DoP Oleg Mutu, o mesmo de Quatro Meses, Três Semanas e Dois Dias, de outro romeno, Cristian Mungiu, vencedor da Palma de Ouro - filmam quase sempre em planos fixos. O objetivo é criar um clima opressivo, melancólico. Se Wasilewski tem um mestre, bem pode ser o também polonês Krysztof Kieslowski, tentando filmar o indizível. Mas Wasilewski, com toda a sua austeridade, e minimalismo, tem um humor, por vezes surreal, que a muitos fez lembrar Roy Andersson. E, claro, a forma como suas personagens transgridem remete às bizarrices do austríaco Ulrich Seidl. Todas essas influências foram devidamente assinaladas em fevereiro do ano passado, na Berlinale, festival em que o filme representou a Polônia - e venceu o Urso de Prata de roteiro.
Temos, assim, dois vencedores da Berlinale passada em cartaz - o filme de Wasilewski e o de Mia Hansen Love, O Que Está por Vir, com Isabelle Huppert, que ganhou o Urso de Prata de direção. Quatro mulheres, quatro destinos. Agata sente-se infeliz no casamento, apesar dos esforços do marido, e para completar está apaixonada pelo jovem padre local. Iza é a professora que também está em crise com o amante, um médico, que por sinal é pai de um de seus alunos. A irmã de Iza, Marzena, é uma bailarina e ginasta que está infeliz na profissão - queria ser modelo - e sente falta do namorado. E, finalmente, a vizinha de Iza, Renata, é uma mulher mais velha que cria pássaros e está secretamente apaixonada por Marzena. Todas essas histórias se articulam num clima amargurado. Mas o filme é tão bem interpretado, e as cenas e diálogos, tão bem escritos que é difícil não se envolver com os pequenos retratos intimistas. A vida como é, não como gostaríamos que fosse.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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