Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Feliz Natal!
Do Diário do Grande ABC
25/12/2016 | 09:57
Compartilhar notícia


Deus nasce, para você e por você. Nasce por causa do Seu amor infinito, amor concreto e real. Nasce porque ama você! É bonito e bom sabermos disso: você é importantíssimo para Deus. O melhor que o Pai tem, o Seu Filho Único, Ele o envia até você, até nós. Envia o Seu Filho de um jeito que possamos entender, como criança, gente como nós. É Jesus, filho de mãe Maria e de pai José.

É Natal, a festa do nascimento de Jesus Cristo, a manifestação da humildade do Pai. O que o Pai quer dizer às pessoas através do Natal, com o nascimento de Jesus que se faz pessoa? Ou: o que significa para mim e para você a encarnação do Verbo? Deus quis viver conosco e para nós. Assim, percebemos que o Filho do Altíssimo deixou suas riquezas divinas para se vestir da pobreza humana. O Pai, por amor, enviou o Seu Filho bendito a nós, para nossa salvação.

São Francisco de Assis reza, diante do presépio: “Porque um Menino santíssimo e dileto nos foi dado e nasceu por nós no caminho e foi colocado na manjedoura, porque ele não tinha um lugar na hospedaria”. O Natal é este movimento de descida, que a palavra do Pai assumiu, deixando a sua glória divina para fazer-se pessoa pobre entre as pessoas. E para nascer para nós, Ele não tem exigências: é simples, pobre e humilde. É Deus!

O mesmo movimento que a palavra assumiu em fazer-se pessoa, assume na eucaristia. Cada missa é Natal, pois o Filho do Pai nasce nas mãos do sacerdote, sobre o altar. Deus faz caminho em direção a nós. É o movimento do amor que impulsionou o Filho a deixar o seio do Pai para vir e viver pobremente entre nós. Deus é humilde: caminha sempre para baixo e ao encontro; Ele sai de Si e vai ao encontro para amar e Se dar. É o jeito de Deus! Deus é bonito. Nós também fomos feitos assim, belos e capazes de sair de nós mesmos e ir ao encontro dos outros. E fomos criados para sermos pequenos e caminhar para baixo, como Jesus nos mostrou, desde a cama do presépio até a cama da cruz. Tudo por amor. Natal é acolher Jesus e o Seu jeito de ser e viver. 

Ele é humilde e amável, e sempre vai ao encontro para Se dar. Doar-se pelo outro é atuar, fazer acontecer de novo a encarnação, o Natal de Deus; é ser Natal para a outra pessoa.

Por amor do Pai, nós merecemos o seu Filho. Por nosso amor, a outra pessoa, o pobre, merece nossa doação, nosso empenho, nosso amor, nossa vida. Nós somos o Natal da outra pessoa, de cada pessoa. Somos festa para o outro. Jesus é a Festa. Por isso, Natal é a festa das festas! Nossa vocação é ser festa para os outros. Feliz Natal!

Dom João Inácio Müller é bispo da Diocese de Lorena, Interior de São Paulo, e articulista da Revista Canção Nova.


Palavra do leitor

Boas-Festas

 O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Memorial da América Latina; Pinacoteca de São Paulo; HDI Brasil; Caldi Comunicação e Representações; Paola Correa; Creche João XXIII; Grupo Vila Velha; IAS Imobiliária; Maria Rita, Miguel Haddad e Família; Luiz Carlos de Oliveira; Ralcoh Comunicação; Sig Comunicação; Agência Lúmega – Produções e Eventos, Modelos e Atores; The Colleman Group; Maria Priscila; Maxpress; Boxnet; Marcelo da Paz; FGCom; Companhia de Imprensa – Divisão Publicações; Adenilde Bringel; SindusCon-SP (Sindicato da Construção de São Paulo); José Romeu Ferraz Neto; Stab Regional Sul; Viva – Agência de Comunicação; Maria de Lourdes Luques Teoles; Ordem dos Advogados do Brasil de São Bernardo; Luís Ricardo Vasques Davanzo; Folha do Motorista; Reserve; Shopping Flamingo; FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas; Jardine Agência de Comunicação; Carolina Jardine; Jézica Bruno; SDA Comunicação; Mundiware – Sistemas Para Jornais; Aith, Badari e Luchin Sociedade de Advogados.

Feliz Natal – 1 

 Desejo a toda a equipe deste Diário, especialmente aos responsáveis pelas publicações neste coluna Palavra do Leitor, saúde, paz, discernimento e muito bom trabalho como coroação deste ano de 2016 e como bons augúrios para o 2017 que se inicia.

Ruben J. Moreira e Deta Moreira

São Caetano

Feliz Natal – 2

 Diante de País em crise, tantos pais de famílias desempregados, tantas crianças que não terão o mesmo Natal que sempre tiveram, não está fácil dizer feliz Natal! Mas, se refletirmos sobre nossa jornada e peregrinação nesta vida, podemos encontrar a tão sonhada felicidade? Sim, podemos, pois o Deus criador do Céu e da Terra nos deu de presente seu próprio Filho, para que, através Dele, possamos um dia morar em sua casa no céu. (João 3-16). E se observarmos tantas crianças morrendo e tantas outras ficando sem família na guerra na Síria, notamos que nossas crianças ainda têm muito para se alegrar. Diante de tudo isso, olhemos com a esperança de que esses novos governos acertem em suas ações para que melhore a vida de todos. Vamos crer somente em amanhã onde todos possam ter o necessário para viver dignamente. Desejo o melhor de Deus para todos os moradores da minha cidade, do meu Estado, do meu País. Deus nos abençoe hoje e sempre! 

Rosângela Caris

Mauá

Feliz Natal – 3

 Todos os dias deste ano vocês deste Diário estiveram comigo, incentivando a leitura de fatos políticos e tantos outros temas, inclusive nos dando oportunidade de expressarmos nossas opiniões e indignações, fazendo-me sorrir quando eu mais queria chorar. Todas as suas palavras confortaram, afinal, informação é a ferramenta e mola da sabedoria e transformação. E é com todo carinho que desejo tudo de bom na vida de todos profissionais deste nosso querido Diário, que tenham Natal e novo ano repletos de alegrias. Que todos seus sonhos se tornem realidade neste e em todos os natais que ainda virão. Se melhorar, melhora. Se for para desistir, desista de ser fraco. Sugestões de presentes para este Natal: para seu inimigo, perdão; para oponente, tolerância; para amigo, seu coração; para cliente, serviço; para tudo, caridade; para toda criança, exemplos bons. 

 Luizinho Fernandes

 São Bernardo

Perigoso

 Não dá para entender tantas benesses com os presos condenados. Somente no Estado de São Paulo aproximadamente 30 mil saíram para passar o fim de ano com seus familiares. Com familiares mesmo? É sabido que, em média, 7% deles não retornam para o lugar de onde não deveriam ter saído. Isso significa que teremos algo em torno de 2.100 bandidos a mais nas ruas nesses dias. Vale dizer que, em países desenvolvidos, esse benefício não existe. Infelizmente, nos próximos dias estaremos lamentando mais alguns crimes cometidos por esses indivíduos. Que critério é esse usado para soltura? E depois ainda contamos piada de português! Entendo que o critério utilizado para esse benefício é muito frágil, prejudicial à sociedade e precisa ser revisto. 

Mauri Fontes

Santo André

Sugismundo

 A sujeira deixada pelo povo nas ruas de Santo André me fez recordar de personagem muito popular do começo da década de 1970, o Sugismundo. Criado para campanha educativa do governo federal, intitulada Povo Desenvolvido é Povo Limpo, incentivava a limpeza e a higiene nas cidades. Parece que estamos novamente precisando dele.

Vanderlei A. Retondo

Santo André

Concordo e discordo 

 Concordo com as constantes e ininterruptas fiscalizações no trânsito, pois tais cobranças servem ao melhoramento da segurança dos motoristas e das vias. Mas discordo que isso seja feito somente com o intuito de arrecadar e gerar ainda mais recursos para nossos governos corruptos e incompetentes. Belo exemplo é o da Rodovia MG-129 entre Itabira e a BR-381, de responsabilidade do DER-MG, com fiscalizações rigorosas de veículos e passageiros. Entretanto, existem crateras na pista capazes de destruir rodas dos veículos, causar graves acidentes. Apenas no trecho do contorno de Itabira notei 13 cavalos soltos na pista, sem contar as inúmeras lombadas, que servem para assaltantes agirem nas madrugadas. É fácil exigir e multar os motoristas, entretanto cabe ao Estado fornecer o mínimo de segurança para os usuários das vias. 

Daniel Marques

 Virginópolis (MG)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;