Cultura & Lazer Titulo
Oficina do Livro garante espaço para amantes da literatura
Do Diário do Grande ABC
01/05/2000 | 15:40
Compartilhar notícia


Os amantes da literatura ganham, nesta terça-feira, um novo espaço na capital com a inauguraçao da Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes. O evento marca também, o lançamento oficial, em Sao Paulo, do livro "Conversa de Livraria", editado pelas editoras Giordano e Age, que reúne textos que o escritor Carlos Drummond de Andrade escreveu sob os pseudônimos de O Observador Literário e Policarpo Quaresma, Neto em 1941 e 1948, respectivamente.

A idéia de criar a oficina surgiu há alguns anos, quando o editor Cláudio Giordano resolveu reunir em uma biblioteca obras coletadas em sebos de todo o país. "Minha intençao era criar uma biblioteca com um perfil diferente, com a preocupaçao de resgatar obras, muitas vezes raras, perdidas em sebos", ressalta Giordano.

Após complicaçoes impostas pela falta de patrocínio, o editor resolveu ir atrás do apoio de empresários, conseguindo, entao, o apoio do Grupo Votorantim e da Siemens que, no ano passado, possibilitou a publicaçao de "Conferências sobre as Indias Ocidentais', texto de 1653 em que dois cidadaos dos Países Baixos discutem se o governo deve ou nao interferir no mercado.

Também o bibliófilo José Mindlin se interessou pelo projeto, tornando-se um dos sócios fundadores, ao lado de Plínio Martins Filho, Esteban Jaulent Paulí, José de Souza Pinto Júnior Patrícia de Almeida Giordano, Sílvia do Amaral e Sinésio de Siqueira Filho. "Conferências sobre as Indias Ocidentais" foi o primeiro livro a ser editado pela oficina que, na época, ainda estava em processo de criaçao.

Para Giordano, a publicaçao dos livros constitui uma das principais atividades do empreendimento. No entanto, outros trabalhos serao desenvolvidos, sempre em sintonia com a área cultural. "Estaremos promovendo atividades relacionadas com nossa biblioteca, estando sempre abertos ao público interessado em dedicar momentos ao acervo, alma de todo o nosso trabalho", diz Giordano.

Uma visita ao acervo fixo pode render boas descobertas, desde que o leitor disponha de tempo e paciência. Como ocorre nos sebos, o trabalho de garimpar raridades é mais importante do que encontrar uma obra específica.

Além disso, está planejado o prosseguimento da publicaçao da Revista Bibliográfica e Cultural, que reúne informaçoes e curiosidades sobre o acervo, servindo nao apenas como orientaçao aos visitantes, como de ponto de partida para pesquisas. Além da revista, a Oficina faz "Nanico", um periódico com textos e análises sobre diversos assuntos do mundo cultural, além de ser um espaço aberto a autores interessados em publicar seus textos.

Dedicaçao - No local da oficina funciona, também, o Atelier Além do Livro que, com suas atividades de recuperaçao e encadernaçao, presta serviços à oficina. "A presença do ateliê é um exemplo da nossa dedicaçao ao livro."

A oficina, que está instalada na casa projetada por Rino Levi, na qual Samson Flexor criou o Atelier Abstraçao II, fica na Rua Conselheiro Ramalho, 587, na Vila Mariana. Para se associar, basta uma contribuiçao de R$ 5 por mês, o que permite o acesso ao acervo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;