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Palavra do leitor
Do Diário do Grande ABC
02/12/2016 | 11:22
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A boa gestão de processos evita surpresas desnecessárias. Quando se discute no mercado o fator de compra e venda, falamos também na saúde financeira da empresa, que necessita ter boa gestão de fluxo de caixa. Isso significa controlar diariamente as despesas, receitas e acompanhamento do que foi orçado versus o que foi realizado. Porém, outro ponto que o empresário precisa estar atento é a forma de pagamento do seu cliente, que contribui diretamente no faturamento e lucro do mês – ou seja, se será à vista ou a prazo.

Para o varejo é inegável: os pagamentos à vista são ‘melhores’. Porém, a cultura do brasileiro é o pagamento parcelado e esta será, sem dúvida, a maioria das escolhas dos consumidores nas compras para o fim do ano. Para serem mais atrativos, os descontos dos pagamentos à vista devem ser significativos, bem mais do que apenas 5%. Há também como incentivá-los com brindes ou pontuação maior, além de equipe de vendas e caixa promovendo e incentivando a ação. Nessa modalidade, o cliente também se beneficia, uma vez que ele não fica endividado a longo prazo, pode utilizar os créditos para necessidades mais urgentes, além de melhorar o score na avaliação de crédito da empresa.

Porém, para a boa saúde financeira é sempre necessário ter outras formas de pagamento para oferecer ao cliente, pois vale lembrar que, se você não oferece, seu concorrente pode fazê-lo e você, perder a venda. O parcelado não é de todo ruim, já que se a venda for concretizada por meio de cartão, o dinheiro estará garantido. Aliás, o empresário pode negociar operações de crédito, aumentar limites, pleitear maiores reciprocidades com banco e instituições financeiras. Para operações de vendas realizadas com cheque pré-datado ou duplicata faturada, é necessário fazer avaliação minuciosa de crédito, senão o empresário corre o risco de vender e não receber.

Em qualquer um dos casos, a integração das áreas de finanças, compras e vendas é extremamente importante, pois o planejamento financeiro é mais assertivo. Outro ponto importante é monitorar a participação das formas de recebimentos (dinheiro, cheque, cartão de débito, crédito e private label – ou seja, cartão próprio). Isso ajuda muito nas estratégias de ações promocionais que vão estimular a forma de pagamento, na qual a empresa pretende alcançar mais volume.

Independentemente do tipo de pagamento que se recebe, nos dias atuais o empresário precisa se reinventar e inovar, criando mais oportunidades de desconto e atrativos para o cliente. Isso, no fim do ano, pode significar fechamento longe do vermelho.

Edélcio Fonseca é especialista em finanças e venda de empresas e diretor executivo da 360 Varejo.

Não desista!
Gostaríamos de parabenizar este Diário pela publicação da brilhante reportagem ‘Mauaense conquista ouro e bate recorde da Paraolimpíada’ (Esportes, dia 18 de setembro). Nós acreditamos que a reportagem foi importante para mostrar que o esporte pode contribuir para a superação de diversas deficiências. Como moradores do município de Mauá, compartilhamos a vitória de Alessandro Gigante porque ele projetou o nome de nossa cidade para o mundo e, como mauaense, nos ensinou a não desistirmos mediante os desafios que a vida nos coloca. Saudações.
Estudantes do 4º ano B
da EE Ariovaldo Pupo Amorim, Mauá


Saúde sem remédio
Protesto quanto à entrega de remédios nos postos de Saúde de Santo André! Nossos regentes pouco se importam com a população que necessita de medicamentos contínuos, ou seja, para diabete, hipertensão e outros. Fui no dia 22 ao posto de Saúde no bairro Campestre, à Rua Simão Jorge, 550, à procura de remédios que minha mulher necessita para controle da diabete e hipertensão, mas só consegui dois, que dito na receita médica deveriam ser seis no total. Todas as vezes há falta de algum remédio, mas desta vez foi uma das piores. Nossos gestores ficam com promessas de melhora, mas nada vemos, só muita gente desviando nosso dinheiro, que deveria ser empregado também na Saúde pública. Espero que o nosso novo prefeito possa dar jeito nessa situação, pois os anteriores não tomaram qualquer atitude a respeito para melhoria. Pagamos impostos, temos direito de reclamar no intuito de melhorar a Saúde.
Cláudio Luiz da Silva
Santo André


Perplexidade
É de causar perplexidade aos munícipes de São Bernardo ao tomarem conhecimento de que o prefeito Luiz Marinho, faltando um mês para entregar o cargo, sabendo que vai deixar o município com dívida astronômica – por ele contraída para o seu sucessor pagá-la por meio dos contribuintes –, começou a quebrar mais uma das pistas da Avenida João Firmino, causando mais transtornos aos motoristas e pedestres. Que falta de ética de Marinho contra o seu sucessor e de respeito aos contribuintes! Vai deixar obras paradas – há mais de três anos –, sem planejamento e a maioria delas sem necessidade. Uma das mais desnecessárias é a que tem início na Avenida José Odorizzi em frente à Scania, transpondo a Avenida Robert Kennedy por viaduto que vai custar uma fortuna sem necessidade, pois se o projeto tivesse sido feito sem viaduto até ao término do percurso, seguindo as avenidas José Odorizzi, Flamingos e Samuel Aizemberg até a Rodovia dos Imigrantes, onde tem o fim, não custaria sequer um terço do valor que foi gasto.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo


Justiça
Fico indignado com a posição do MP (Ministério Público) quanto à desaprovação à tipificação de crimes de abuso de autoridade em relação ao citado órgão. O MP, na condução de seus procedimentos, está violando preceitos constitucionais e o estatuto de prerrogativa dos advogados? Caso contrário, qual a preocupação? Não acreditam mais no sistema judiciário? Sistema em que poderão se defender de quaisquer denúncias não verossímeis. Quando ouço procurador federal alegar que no caso da aprovação do projeto de lei e primeira instância já praticamente aclamado pelos deputados federais, fico com a clareza: qual medo os integrantes do MP têm de haver cometido equívocos em ilegalidades em seus procedimentos?
Caio Augusto de Carvalho
Santo André


Expresso ABC

Em relação ao Editorial ‘Ajustes necessários’ (Opinião, ontem) e à reportagem ‘Usuários elogiam Expresso ABC (Setecidades), a CPTM esclarece que o serviço Expresso Linha 10 é alternativa aos passageiros que embarcam em Santo André e São Caetano, com destino direto a São Paulo e integração com o Metrô. Estão programadas 14 viagens diretas entre as três estações, com intervalos médios de 30 minutos entre as partidas. Lembrando que, durante esse período, os trens da Linha 10-Turquesa continuam prestando serviço em todas as estações, com intervalo médio de cinco minutos no horário de pico. Portanto, o aumento no número de viagens do Expresso dependerá de avaliação sobre a demanda. O trem utilizado para o serviço Expresso Linha 10 tem a configuração com oito vagões, sistema de ar-condicionado, capacidade para transportar cerca de 2.000 usuários e foi fabricado em 2000.
CPTM

Nota da Redação – O Diário mantém as informações. 




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