Política Titulo
Vazia, Frente Parlamentar terá integrante da Capital
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
24/01/2011 | 07:57
Compartilhar notícia
Divulgação/Câmara de Diadema


A inoperante Frente Parlamentar do Grande ABC, formada pelos sete presidentes das Câmaras da região, terá a participação do oitavo vereador. O chefe do Legislativo da Capital, José Police Neto, o Netinho (PSDB), aceitou o convite do presidente de Diadema, Laércio Soares (PCdoB), que não consultou nenhum outro integrante do grupo, para engrossar o coletivo. Desde a sua criação, em 2009, a frente não apresentou nenhuma proposta.

O tucano participará da primeira reunião, a qual estreia seis parlamentares no agrupado. Apenas o presidente do Legislativo de Mauá, Rogério Santana (PT), foi reeleito no ano passado. Os outros presidentes só tomarão conhecimento oficial no ato do encontro, quando Laércio os informará sobre a presença de Netinho e solicitará que ele tenha cadeira permanente nas reuniões do grupo.

Empolgado, Netinho disse que poderá contribuir com a construção do estatuto da Frente Parlamentar, promessa não cumprida do ex-presidente da Câmara de São Bernardo, Otávio Manente (PPS). Para o tucano, a "experiência" do Legislativo de São Paulo pode auxiliar nesta questão. Ele avalia que a oficialização do coletivo é prioridade. O diálogo, a única ação feita pelos vereadores durante o biênio passado, também está no vocabulário de Netinho.

O argumento de Laércio para incluir mais um vereador na entidade que só funcionou como espaço para ‘troca de figurinhas' entre vereadores é o mesmo usado no ato da criação: problemas comuns que podem ser debatidos e solucionados de maneira conjunta.

"Queremos priorizar a legislação para áreas lindeiras, em divisas dos municípios. Nessas áreas, o recurso é menor, por isso queremos trabalhar em cima disso", comentou netinho.

No ano passado, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, formado pelos prefeitos, cogitou dar uma cadeira na entidade para a Prefeitura de São Paulo. A intenção não vingou. A diferença entre vereador e prefeito é o que faz Laércio acreditar que a investida terá um desfecho diferente. Para ele a "cabeça" do vereador é outra, com "mais contato popular e capacidade de dialogar".

O convite foi feito durante na semana passada em encontro dos vereadores na Câmara de São Paulo. Laércio está visitando todos os legislativos e seus respectivos presidentes. Santo André, Ribeirão Pires e São Bernardo já receberam o parlamentar que pretende visitar as demais Casas da região. Questionado se planeja ser presidente da Frente Parlamentar, o comunistas afirma descartar a possibilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;