Economia Titulo
Volume de operações de crédito fica em torno de 20% do PIB
Do Diário OnLine
Com Agências
06/02/2004 | 19:15
Compartilhar notícia


O volume de operações de crédito e empréstimos feitos no Brasil ainda é sete vezes menor que a quantia realizada em países desenvolvidos. Segundo avaliação do ministério do Planejamento, as operações de crédito na economia brasileira giram em torno de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto nas nações mais desenvolvidas esse percentual aumenta para 140% do PIB.

"Isso comprova o raciocínio de que a quantidade de operações de crédito na economia brasileira é baixa em comparação a países do primeiro mundo, principalmente pela dificuldade de acesso e pelos juros altos", afirma o ministério em nota oficial.

No mesmo documento, a pasta do Planejamento destacou o desempenho satisfatório dos créditos em consignação, que contam com juros mais baixos que os normalmente cobrados no mercado (de 1,75% a 2,65% ao mês). O recurso está disponível para contratação desde 26 de janeiro de 2004, via Banco do Brasil.

O ministério do Planejamento informou que os servidores públicos federais já pegaram emprestado do Banco do Brasil cerca de R$ 40 milhões em crédito. O recurso foi movimentado em 9.567 operações – equivalentes a um montante médio de R$ 4 mil por empréstimo.

"Com o crédito BB Consignação, apontou-se a solução para esses dois problemas. Assim, o governo facilita o acesso ao crédito de 1,8 milhão de servidores, que agora poderão utilizar esses recursos para investimentos, consumo, substituindo os caríssimos financiamentos do comércio, ou mesmo pagar dívidas mais caras e aliviar o orçamento", diz a nota do Planejamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;