Internacional Titulo
Colômbia: aviao dado como desaparecido é seqüestrado
Do Diário do Grande ABC
12/04/1999 | 19:38
Compartilhar notícia


Os 41 passageiros e cinco tripulantes de um aviao 'Fokker 50' da companhia aérea 'Avianca' que aterrissou numa pista no meio da selva esta manha estao sequestrados. O aviao foi encontrado perto de Simití, depois de ter sido dado como desaparecido, no norte da Colômbia. O governo diz que o sequestro foi feito por um grupo armado nao identificado, confirmou esta tarde o chefe do organismo que regulamenta a aviaçao comercial na Colômbia, Ernesto Huertas.

O aviao tinha sumido ao meio-dia local, quando voava da cidade de Bucaramanga para Bogotá. O general da Força Aérea da Colômbia, Hector Velasco disse que a aeronave foi encontrada por helicópteros da aeronáutica ao norte de Bucaramanga, a dez minutos de vôo da cidade, no começo da rota de 45 minutos que leva até Bogotá.

``Foi uma operaçao organizada de guerrilheiros e estes passageiros tiveram que sair rápido do aviao, sob a mira de armas,' disse Velasco, sem maiores detalhes. ``A aeronave foi encontrada em perfeitas condiçoes na pequena pista de Los Avalos, numa regiao de floresta densa. As forças da ordem entraram no aviao e nao encontraram passageiros nem a tripulaçao', contou Huertas.

A pista fica numa área que tem sido palco nos últimos meses de disputa territorial entre guerrilheiros esquerdistas e paramilitares de extrema-direita.

Entre os passageiros sequestrados, estao vários empresários, funcionários públicos e pelo menos um parlamentar, segundo uma lista preliminar entregue pela 'Avianca'. Entre os políticos a bordo, estava o jurista Juan Manual Corso do Partido Conservador.

O governo enviou batalhoes especiais anti-guerrilha para a regiao . ``Além de soldados da aeronáutica estamos mandando fuzileiros navais para lá' disse o general Velasco. ``Unidades da Marinha estao a caminho da regiao,' confirmou o comandante Geral da Segunda Divisao Militar da Colômbia, general Jaime Uscategui. Segundo ele, o tráfego naval no rio Magdalena, que cruza a regiao, foi bloqueado como parte da operaçao militar.

O 'Fokker 50' foi dado como desaparecido uma hora depois do prazo marcado para a aterrissagem no aeroporto internacional Eldorado de Bogotá, às 13h32 de Brasília. Ele tinha decolado às 12h32 de Brasília do aeroporto de Palonegro, em Bucaramanga, nordeste da Colômbia, diz um comunicado da 'Avianca'.

A tripulaçao fez um contato com os controladores da torre de Palonegro aos cinco minutos de vôo, mas a comunicaçao foi desconectada bruscamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;