Automóveis Titulo
Flex melhora rendimento do Kia Soul
Wagner Oliveira
Enviado a Itu (SP)
30/03/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


O coreano promete e cumpre. A Kia desenvolveu exclusivamente para o mercado brasileiro o motor flexível para o Soul, monovolume que amplia rapidamente as vendas entre o público jovem no Brasil ao apelar para o design inovador.

Embora já esteja à venda desde dezembro e ter sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, a Kia realizou nesta semana test drive para que os jornalistas conhecessem o novo motor, que teve desempenho melhorado em relação ao propulsor só a gasolina, que deixa de ser oferecido por aqui.

Abastecido a etanol, o bloco 1.6 chega agora a 130 cavalos de potência a 6.300 rpm. Com gasolina, rende 126 cavalos a 6.300 rpm. Só a gasolina, rendia 124 cv. Com etanol, o torque atual é de 16,1 mkgf a 5.000 rpm. Já a combustível fóssil, atinge 15,7 mkgf a 4.500 rpm.

Tanto na versão manual de cinco velocidades, quanto na automática de quatro velocidades, a caixa de câmbio do Soul está bem ajustada ao propulsor. As trocas são precisas. As respostas são boas em baixas ou altas rotações. A caixa automática ainda oferece opções de trocas sequenciais.

Em test drive feito entre Itu e Piracicaba, no interior paulista, o Soul mostrou o desempenho que já lhe é singular. A boa manobrabilidade, aliada ao interior agradável e confortável, é uma de suas vantagens. O seu ponto negativo continua sendo o porta-malas. Em razão do formato, os 340 litros mal acomodam duas malas.

Oferecido a partir dos R$ 52 mil, o Soul disponibiliza linha ampla de itens desde a versão mais básica, como comando de ajustes do som no volante, freios ABS, air bag, ar-condicionado e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. A versão mais sofisticada, que traz câmbio automático e controle de estabilidade, entre outros itens, sai por R$ 65,9 mil.

Em 2010, a Kia vendeu 8.662 unidades do Soul no Brasil. Neste ano, espera elevar o volume para 18 mil. Com isso, o carro representará 17% do volume dos 104 mil veículos que a marca prevê comercializar no Brasil em 2011.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;