Direitos do consumidor Titulo Direito do consumidor
Cuidados a serem tomados ao viajar
Idec
11/11/2016 | 07:29
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O último feriado prolongado do ano, no dia 15, se aproxima e, com ele, aquela vontade de viajar. Seja qual for o destino escolhido neste período é importante conhecer os seus direitos antes e durante a viagem. Os cuidados começam pela busca de informações confiáveis.

É aconselhável, sempre que possível, visitar o local com antecedência para descobrir se a oferta é real. As fotografias publicadas em sites de hospedagens, pousadas e albergues, ou mesmo por proprietários de casas para aluguel, costumam ser produzidas e mostrar apenas os melhores aspectos do ambiente. Eventuais problemas certamente não serão registrados.

Atrasos - Atenção ainda aos atrasos nos voos. Após uma hora de espera, o consumidor deve ter acesso a meios de comunicação para avisar parentes e amigos. Depois de duas horas, a empresa aérea é responsável por fornecer alimentação ao passageiro. E, passadas quatro horas do embarque, o transportador deverá oferecer a reacomodação em: voo próprio que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino; voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro ou o reembolso do valor integral pago pelo bilhete de passagem não utilizado, incluindo as tarifas.

Em relação a viagens de ônibus, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê que, se o atraso passar de uma hora, o consumidor pode embarcar em uma empresa equivalente; solicitar a restituição imediata (se optar em não continuar a viagem), ou prosseguir com a companhia (se as razões do atraso forem solucionadas em até três horas). Caso o passageiro se sinta lesado, ele pode reivindicar os seus direitos a indenização no Procon e na Justiça.

Outro incidente muito comum é o extravio de bagagens. De acordo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), a partir do check-in a companhia fica responsável pela malas do passageiro e deve indenizá-lo em caso de extravio ou dano. Mesmo se a viagem tiver sido contratada em uma agência de turismo ela também responde pelo incidente.  




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