Nacional Titulo
Saci-2 será lançado neste sábado
Do Diário do Grande ABC
10/12/1999 | 15:41
Compartilhar notícia


A equipe de técnicos e engenheiros do Centro de Lançamento de Alcântara (MA) iniciará às 5h30 deste sábado (11) a contagem regressiva para a ligaçao dos motores do Veículo Lançador de Satélites (VLS), que levará o Satélite de Aplicaçoes Científicas-2 (Saci-2). Nesta sexta serao feitos os últimos testes com os equipamentos da base de operaçoes. O Saci-2 atingirá sua órbita a 750 quilômetros, nove minutos do lançamento, marcado para as 16h30.

A velocidade final do VLS é de 7,5 quilômetros por segundo. O Saci-2 está integrado ao foguete há quase duas semanas. Neste período, os técnicos do projeto fizeram novos testes para reduzir as possibilidade de insucesso.

O lançamento poderá ser acompanhado das instalaçoes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Sao José dos Campos, e do Comando da Aeronáutica, em Brasília, por teloes.

A estimativa dos militares é de que cerca de 80 órgaos de imprensa estejam cobrindo o evento da base de lançamento. Além dos repórteres brasileiros, há uma grande quantidade de correspondentes estrangeiros. Essa é a primeira vez que a Aeronáutica permite a participaçao de jornalistas num evento deste porte nas instalaçoes de Alcântara.

Essa é a segunda tentativa de se colocar um satélite em órbita a partir de um conjunto totalmente nacional. O centro de lançamento conta com 160 profissionais, entre técnicos e engenheiros, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Inpe. Ao todo, cerca de 600 pessoas estao envolvidas neste lançamento. O espaço aéreo ficará fechado sobre a regiao do lançamento por cerca de três horas e haverá um forte patrulhamento aéreo para evitar que o espaço delimitado seja invadido por algum aviao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;