Palavra do Leitor Titulo Artigo
Cinco dicas para seu filho falar inglês
Do Diário do Grande ABC
01/11/2016 | 11:02
Compartilhar notícia


Artigo

Crianças têm grande facilidade para aprender o segundo idioma. Quando esta outra língua é o inglês, então, existem muitas maneiras de estimular o aprendizado e incentivar as crianças com a prática diária. Quer saber como? Confira cinco dicas para engajar a garotada em atividades simples do dia a dia, que podem impulsionar muito o aprendizado bilíngue:

1 – Estimule a garotada com filmes e programas de TV. Incentive seus filhos a assistirem filmes e programas de televisão em inglês, sempre que possível. Use as facilidades da TV por assinatura, serviços de streaming e canais na internet. Escolha programação bem atraente e adequada para a faixa etária do seu filho e não esqueça de preparar a pipoca. A repetição de palavras e a presença de músicas de fácil memorização são ferramentas poderosas para a internalização e assimilação da língua.

2 – Instigue o gosto musical dos pequenos. Crianças e adolescentes geralmente são muito musicais. Motive seus filhos a ouvirem músicas em inglês, a fim de que eles habituem-se à fonética da língua, melhorando, assim, a sua habilidade e a compreensão do que está sendo dito. Descubra o gosto musical dos pequenos, crie playlists com suas bandas preferidas. Tem música para todas as idades em serviços de streaming como Deezer e Spotfy, podcasts, vídeos e canais da internet, como o YouTube.

3 – Converse em inglês. Quanto maior o contato com a segunda língua, melhor. Caso algum responsável saiba falar inglês é ótima ideia comunicar-se nessa língua com os filhos, desde que este momento seja confortável para ambos. Lembre-se de que a comunicação efetiva estará acontecendo e, paulatinamente, eles sentirão segurança e conforto ao usar a língua inglesa de forma mais precisa.

4 – Divirta-se em inglês. Incentive seus filhos a participarem de eventos paralelos que acontecem em suas escolas. Desse modo, eles poderão usar a língua inglesa fora do ambiente da sala de aula interagindo com outras pessoas e de forma bastante lúdica. Quando possível, participe junto com os pequenos, pois a sua presença nesses eventos pode ajudá-los e motivá-los a ‘comprarem’ essa ideia.

5 – Incentive a leitura sempre. O ato de ler abre nossas mentes. É fundamental que a leitura seja hábito desenvolvido e estimulado desde muito cedo, em qualquer língua! Caso o responsável saiba falar inglês, o incentivo à leitura em uma segunda língua pode acelerar o processo de aquisição de linguagem, mesmo que a criança não saiba ler sozinha.

Djalma Wanderlei é especialista e orientador na IS (International School).

Palavra do leitor

Eliminado!
Depois de 13 nefastos anos o País começa a ser passado a limpo, expurgando do poder aqueles que dilapidaram a esperança do povo por meio da mentira.
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Fênix?
Declaração de prefeito candidato à reeleição derrotado (massacrado) nas urnas no Grande ABC: ‘Vamos ter que reconstruir o partido’ (Política, ontem). Se começar agora, talvez meus tataranetos vão confiar no PT, porque, por enquanto, vai ser muito difícil esconder as tramoias do chefe mor e da cumpanherada. Quem viver vê-lo-á.
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Conscientizando
Chegamos ao fim de outubro. Já, já é Natal! O rosa de outubro se transforma em azul de novembro. Rosa de muitas pétalas, de 1.000 facetas, de sensações, rosa de tantas emoções. A mulher, mais consciente, busca sua saúde latente e tempera sua vida com amor. É hora de acordar, de abrir os braços para a vida, de vencer providências esquecidas e, se precisar, recomeçar. O rosa ilumina a face, com ele não tem disfarce, é assim e ponto final, não se pode marcar bobeira, tem de agir de forma certeira e mirar num objetivo final: a cura se houver nódulo. Agradecer se estiver tudo bem, e ainda, se tiver dúvidas, acreditar no melhor, amém. E quando novembro chegar, é hora de o homem acordar. Azul, a cor da paciência, do céu e também da consciência, que passa tão despercebida pelo assunto em questão, pois o machismo supera uma simples situação, mas prevenir é bem melhor do que lidar com rigidez de opinião. Homem que é homem mesmo não se opõe ao exame, não, pois a masculinidade independe desta decisão. Vamos abrir a guarda. Mulheres rosas, homens azuis, pois para se ter felicidade a saúde é uma grande luz.
Denise Flamboiant
São José do Rio Preto

Jardim do Mar
Há uma semana acumulam-se folhas das seringueiras da Cidade da Criança nas ruas do seu entorno, José Meza Mendonça, Mediterrâneo e Kara, no Jardim do Mar, em São Bernardo. Encobrem o asfalto e vão entupir os bueiros. Cadê os garis? Pior. Nessas ruas a ramagem das plantas, em vários pontos, cobre telhados do lado oposto, aconselhando boa poda se quisermos poupar acidentes graves. São árvores frondosas, muito altas, anunciando o perigo. Lamentavelmente, só fizeram uma poda na esquina da Mediterrâneo com a José Meza Mendonça, apesar de, pouco adiante, a situação já ser – e continua mais – ameaçadora. Será que a administração já estaria encerrando as atividades ante o resultado da eleição? O bairro parece abandonado, inclusive com edificações em curso desobedecendo limites de ocupação e prejudicando, assim, direitos adquiridos dos moradores, que poderão ir à Justiça contra esses abusos.
Nevino Antônio Rocco
São Bernardo

Vivo
Inacreditável o que a operadora Vivo faz com o consumidor! Não sou nem nunca serei cliente Vivo. Estou sendo cobrado por linha de telefonia móvel com DDD do Estado de Sergipe, onde não tenho nenhuma ligação profissional ou familiar. Por várias vezes entrei em contato com a operadora e a resposta, sempre a mesma, é que irá entrar em contato. Estou no aguardo! Enquanto isso, recebo várias ligações de cobrança. Fico indignado, pois nenhuma providência é tomada. Onde está o compromisso dessa organização com consumidores? Nos valores da operadora está escrito: ‘Proximidade – Ser próximo, abrir as portas para o diálogo e estar acessível para interações sinceras e frequentes. Com proximidade, teremos condições de ampliar cumplicidade e estabelecer conexões profundas e duradouras com nossos clientes’. Bonitas palavras da empresa, mas enganosas, mentirosas. Existiria sim cumplicidade se o cliente e a marca se relacionassem e houvesse canal de diálogo. No meu caso, estou falando sozinho.
Igor dos Santos
Santo André

E o voto levou...
Passado o segundo turno, os vitoriosos abraçam o monte de louros. Os derrotados enxugam as lágrimas, aliás, desde a primeira etapa. O fato é que o brasileiro não engole mais os petralhas, ‘corruPTos’ e seus tentáculos ideológicos, mesmo apresentando-se com pés, mãos e rostos ‘limpos’. O povo, mesmo vendo todo o tipo de redes sociais, enxergou quem é quem. Uns deram tiro no próprio pé ao alinharem-se com comunistas na segundo turno em desespero de causa, cuja ideologia sabidamente não deu certo em nenhum lugar do mundo. ‘A voz do povo é a voz de Deus’. E o voto levou ...
Edgar Granata
Porto Alegre (RS) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;