Economia Titulo Carreira
Sua renda extra no fim do ano
Cíntia Bortotto
31/10/2016 | 07:16
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Época de recessão é o período em que há mais oportunidades para quem quer empreender, principalmente para quem quer fazer algo de uma forma micro, sem muito investimento. Se eu quero dar um presente no fim do ano e estamos numa economia que não me permite isso, pois tenho pouco dinheiro, tendemos a ser mais comedidos na hora de presentear, viajar etc. Isso significa oportunidade. Estou desempregado e tenho algum dom de artesanato ou culinária: essas são lembrancinhas que, em geral, no fim do ano as pessoas procuram. Pode ser para dar na escola do filho, no trabalho ou mesmo na família, algo que seja barato para quem compra. Fazendo algo com um bom preço sua chance de vender é maior. Comida também geralmente as pessoas compram muito no fim do ano. Montar ceia, fazer panetone bacana ou chocolate também deve ter bastante demanda agora. O grande desafio é conhecer seu público-alvo. Para a divulgação, o boca a boca funciona muito ainda no Brasil. Outra dica é fazer panfletagem, de repente na porta da escola ou do trabalho. Colocar seu telefone, WhatsApp, promoções, aceitando encomendas pode dar bom retorno.

Atenção para a matéria-prima

Use materiais de qualidade. Você não precisa fazer grandes investimentos, mas quando fizer, faça benfeito. Demonstre cuidado também na forma de fazer, capricho, empatia, entenda o que o cliente quer e procure atendê-lo da melhor forma, com prazo e desconto. Tente responder ao que ele precisa. Isso é o que pode garantir o sucesso do seu boca a boca. Quando a pessoa é bem atendida, às vezes ela nem compra porque precisa, ela compra por você.

Aqui vão algumas dicas que costumo dar para quem quer empreender no fim do ano:

1 – Faça benfeito o que se propuser;
2 – Encante o cliente;
3 – Tenha cuidado com o controle de custos;
4 – Não se iluda! Se ganhar mais dinheiro do que pretendia, deixe parte em caixa para momentos não tão favoráveis;
5 – Selecione bons fornecedores. Parceiros que não oferecem bons materiais ou bom prazo podem prejudicar a sua imagem junto aos clientes;
6 – Prometa o que possa cumprir. Não garanta nada que vá além da sua capacidade de entrega;
7 – Não desista em momentos difíceis. Quando vier o momento difícil, não desista, isso faz parte.

Dependendo do negócio que você elegeu para abrir para o fim do ano e de como foi o faturamento e a rentabilidade, ele pode se mostrar viável para os outros meses. Avalie o quanto você pode faturar e o quanto terá de custo fixo, depois calcule e mínimo necessário para você viver disso. Se as contas mostrarem que é viável, ótimo, então é caprichar a parte comercial para o faturamento aumentar ainda mais.

Siga confiante e boa sorte! 




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