Eleições 2016 Titulo São Bernardo
Prefeituráveis mantêm linha de ataques em último debate, novamente evidenciando relações com o PT
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
28/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação

ouça este conteúdo

O último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Bernardo – o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o deputado federal Alex Manente (PPS) –, realizado ontem pelo portal G1 manteve o tom de troca de ataques, em meio às propostas para a cidade. Antes, os rivais já haviam confrontado ideias na Record News e na Rádio Bandeirantes.

Os prefeituráveis novamente se provocaram no quesito aliança partidária, citando o PT – partido que comanda a cidade atualmente, com o prefeito Luiz Marinho, mas que ficou de fora da disputa do segundo turno. Morando voltou a destacar a adesão de Alex no segundo turno em 2008 à então candidatura de Marinho, que saiu vencedor. O popular-socialista buscou alfinetar o tucano sobre o pleito passado, quando foi o candidato a enfrentar o PT.

A primeira troca de farpas ocorreu quando os candidatos debatiam propostas sobre Educação. Alex afirmou ser favorável à municipalização do ensino também entre o 6º e o 9º ano e indagou Morando se concordava com o plano. O popular-socialista justificou a medida questionando a qualidade no ensino estadual: “É precário”. Na réplica, Morando criticou o rival, lembrando o apoio do PPS ao governo Geraldo Alckmin (PSDB). “Temos de organizar o setor. Primeiramente porque o PT, partido que o senhor ajudou a colocar no governo em 2008, destruiu a Educação”. Alex depois citou que não criticou o governo do Estado. Os candidatos ainda se alfinetaram quando falaram sobre Segurança Pública, iluminação e Transporte.

O formato do debate ainda proporcionou perguntas livres entre eles e questionamentos de internautas. Um munícipe perguntou sobre similaridade nas trajetórias políticas ambos – foram vereadores e deputados com pouco tempo de política. “Podemos ter mesma feição por sermos jovens. Em 2008, o presidente Lula estava no exercício do mandato, o Alex Manente o apoiou com toda força. Foi o maior cabo eleitoral do PT. Eu nunca apoiei o PT. Não é por ódio. Não concordo com as práticas.”

Alex também alfinetou. “Minha origem é humilde, meu pai começou como servidor público como bate-estaca, se graduou. Em 2008 fui candidato sozinho com pouco apoio político e com a fortaleza da população. Em 2012 não me escondi da eleição, fui e enfrentei o PT no seu auge, com a popularidade do prefeito Marinho.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;