Cultura & Lazer Titulo
Livro reúne melhores poemas de Fernando Pessoa
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
08/07/2001 | 18:13
Compartilhar notícia


Uma parcela da obra de um dos mais importantes poetas da língua portuguesa selecionada por uma especialista no autor é o conteúdo de Melhores Poemas de Fernando Pessoa (Global Editora, 176 págs., R$ 19,50), que chega à 10ª edição, após 15 anos do lançamento.

A escolha dos poemas foi feita por Teresa Rita Lopes, poeta também portuguesa e doutora pela Sorbonne, onde defendeu tese sobre o escritor. Figuram na obra Pessoa e também seus três ilustres heterônimos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

No decorrer da leitura, surgem o ceticismo de versos como “Não me venham com conclusões!/ A única conclusão é morrer.” e o romantismo de “Como se cada beijo/ Fora de despedida,/ Minha Cloe, beijemo-nos, amando./ Talvez que já nos toque/ No ombro a mão, que chama/ À barca que não vem senão vazia”.

Teresa Rita Lopes, atualmente professora catedrática de literaturas comparadas na Universidade Nova de Lisboa, escreve: “Fazer uma antologia de Pessoa parece, à primeira vista, coisa fácil, porque todos os poemas são bons. Penso, contudo, que a função desta antologia não é compor um ramalhete de lindas flores, mas propor ao leitor-visitante um determinado itinerário”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;