Política Titulo Conquista
Dario diz que conseguiu escola em Mauá

Segundo o vereador, Estado teria garantido construção no Jardim Paranavaí

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
10/03/2012 | 07:38
Compartilhar notícia


Após diversas brigas e reuniões com o governo estadual, o vereador Dario Duarte Coelho (PT) afirma que conseguiu garantias de que a Secretaria Estadual de Educação construirá escola de 5ª a 8ª séries no Jardim Paranavaí, independentemente do custo.

Inicialmente, técnicos da FDE (Fundação para Desenvolvimento da Educação) não gostariam de realizar a obra na área doada pelo Paço, por conta do alto valor da edificação. O terreno de 4.548 metros quadrados é aclive e por isso a construção da escola ficaria mais cara.

A doação do local foi feita em 2005 pela Prefeitura. O Palácio dos Bandeirantes teve dois anos para erguer a escola, mas não realizou a obra. "Consegui tirar a limpo toda a história (quatro anos depois). Os técnicos confirmaram que a questão era do custo e que a reavaliação já foi baseada no gasto mais elevado", disse Dario.

O novo estudo para área foi realizado, mas o levantamento solicitava um loteamento declive com 8.000 metros quadrados. O primeiro ofício enviado ao vereador com o resultado da reavaliação afirmava que o loteamento tinha ossos humanos. A secretaria declarou que a informação foi um equívoco e enviará pedido de desculpas ao parlamentar.

O terreno que agradou os profissionais do FDE fica próximo ao local doado (na Rua Andirá), mas o loteamento é particular. Por isso, o espaço onde deve ser construída a escola será mesmo o doado em 2005.

O Estado afirmou que para definir a construção é necessário comprovar a demanda de alunos no local. Estima-se que cerca de 1.300 estudantes sejam beneficiados. A única instituição pública de ensino no bairro vai até a 4ª série. As crianças precisam andar três quilômetros para estudar. "Montamos uma comissão com pais de alunos, eu e a direção regional de ensino. Precisamos justificar a escola", explicou o vereador.

A necessidade de transporte escolar também será comprovada pelo levantamento feito pelo grupo. "Não vai atender a demanda total, mas vai ultrapassar 600 crianças, seguramente", ressaltou o parlamentar.

Na segunda-feira haverá primeira reunião da comissão, quando os dados estarão disponíveis. "O pré-levantamento apontou cerca de 1.000 alunos", reiterou o petista. A próxima audiência no governo estadual será no dia 22.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;