Setecidades Titulo
Fundação tem novo reitor em Santo André
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
28/03/2002 | 00:17
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), nomeou nesta quarta o novo reitor da Fundação Santo André. Assume o cargo na próxima segunda-feira o atual coordenador da pós-graduação, Odair Bermelho. A escolha foi feita a partir de uma lista tríplice encaminhada ao prefeito após uma consulta interna da Fundação. Bermelho venceu a eleição realizada com professores, alunos e funcionários com 37%, cinco pontos percentuais à frente de Elmir de Almeida, o segundo colocado. No conselho universitário, houve empate com nove votos para cada candidato.

Durante o processo de escolha do novo reitor, o prefeito sofreu uma série de pressões de diversos grupos políticos. Bermelho teve, entre outros, o apoio do deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), enquanto Almeida é filiado ao PT e teve o apoio de líderes petistas. Ao seu lado esteve, por exemplo, o secretário de Educação de Mauá, Luiz Roberto Alves.

Apesar das pressões sofridas nesse período, o prefeito João Avamileno afirmou que sua decisão se baseou no processo de eleição interna da Fundação. "A minha decisão foi resultado do processo democrático da votação. Respeito a escolha da maioria da comunidade", disse. "Iria ficar constrangido se fosse contra aquilo que sempre preguei. Não conhecia nenhum dos três e por conta da eleição interna optei pelo Odair Bermelho", completou.

Apesar das pressões sofridas, Avamileno não acredita que sua decisão possa criar atritos dentro de alguns setores do PT que apoiavam Almeida. "Não acredito que isso possa acontecer porque não fui pela questão partidária, mas pela escolha da maioria. Escolhendo pela questão partidária estaria saindo daquilo que sempre preguei", disse.

O novo reitor da Fundação afirmou que seu principal desafio à frente da instituição será montar uma administração de unidade. "Vou ter um trabalho muito grande que vai ser o de uma administração conciliatória para poder ter governabilidade lá dentro", disse. Bermelho também elogiou o critério utilizado por Avamileno para sua nomeação. "O prefeito foi uma pessoa muito coerente ao aceitar a votação da comunidade. Não sou filiado a nenhum partido político, mas ele respeitou a decisão da comunidade", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;