Setecidades Titulo
Utinga finalmente ganha canalizaçao
Adriana Lopes
Da Redaçao
28/05/2000 | 19:08
Compartilhar notícia


As obras de canalizaçao do córrego Utinga e de construçao de uma nova avenida na divisa dos bairros Santa Maria e Barcelona, em Sao Caetano, com o município de Santo André deverao estar prontas dentro de 20 dias. As intervençoes, que eram reivindicadas pelos moradores dos bairros há cerca de 30 anos, deverao beneficiar cerca de 30 mil pessoas, prejudicadas até entao pelo mau cheiro do córrego, pela presença de insetos e ratos, e por enchentes que afetavam o local.

Apesar da reivindicaçao antiga, as obras só foram iniciadas pela Prefeitura no ano passado e tinham previsao para ser concluídas junto com o Parque Santa Maria - Centro de Integraçao Municipal da Educaçao Infantil Talita Thomé Tomarevsky, o Guaiamu -, entregue em novembro de 1999. A demora, segundo o diretor de Obras de Sao Caetano, Iliomar Darronqui, deveu-se à presença de diversos dutos da Petrobras e da Comgás nas margens do rio. "As diferentes etapas da obra precisaram ser acompanhadas por técnicos das empresas, o que dificultou um pouco o andamento", disse Iliomar.

O custo total da obra - que inclui uma rede coletora de esgoto, galerias de captaçao de água pluvial, e uma nova avenida ligando as ruas Flórida e Diogo Fernandes (sobre o rio canalizado), além da iluminaçao e da construçao de calçadas dos dois lados da via a ser inaugurada - ficou estimado em R$ 4,5 milhoes. Parte do recurso - cerca de R$ 3,1 milhoes - foi financiada pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, por meio do programa Pró-Saneamento.

Durante a realizaçao da canalizaçao do córrego, muitos moradores reclamaram porque tiveram de conviver com uma grande quantidade de ratos, baratas e pernilongos nas imediaçoes. "Os ratos entravam nas casas das pessoas, inclusive na minha", disse a secretária Flávia Cristina Sales, 26 anos, moradora da rua Guaiamu, cuja casa faz fundos com a nova avenida. Mas o sacrifício, segundo a própria Flávia, foi recompensado. "Agora nao tem mais ratos e insetos, nem o mau cheiro do córrego, que era praticamente insuportável."

Para o chefe de segurança Cícero Pedro da Silva, 54 anos, as intervençoes da Prefeitura, além de melhorarem a qualidade de vida dos moradores, valorizaram os imóveis. A dona de casa Maria Conceiçao Lopes Cornachini, 65 anos, há 30 moradora das margens do córrego Utinga, concorda com o vizinho. "Desde que mudei para cá enfrentava o medo das enchentes. Naquela época a canalizaçao já era reivindicada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;