Internacional Titulo
Japão denuncia negligência de submarino americano
Das Agências
22/02/2001 | 14:49
Compartilhar notícia


O governo japonês suspeita que houve 'grave negligência' por parte da tripulação do submarino americano, que afundou um barco pesqueiro japonês. Possivelmente pedirá severas ações disciplinares, informou um porta-voz japonês nesta quinta-feira.

A tensão provocada pelo acidente, ocorrido em 9 de fevereiro, na costa do Hawaí, se intensificou após as investigações americanas terem dito que o submarino americano, Greeneville, havia detectado um navio na área, mais de 1 hora antes da colisão.

No acidente, nove japoneses, incluindo quatro estudantes, desapareceram e as autoridades acreditam que eles morreram.

'O submarino americano saiu da superfície repentinamente, apesar de haver detectado um barco. Isso indica negligência grave', disse o Primeiro secretário do gabinete japonês, Yasuo Fukuda, em coletiva de imprensa. 'Consideramos isto como um assunto grave, e devemos tomar as medidas necessárias por nossa própria conta', completou.

Fukuda disse que, seu governo está esperando que a investigação da Armada dos Estados Unidos produza, até a próxima segunda-feira, um informe completo sobre as causas do acidente.

Fukuda declarou ainda, que os familiares das vítimas do acidente chegaram a Tóquio, procedentes do Hawaí e do sul do Japão, para se reunirem com o primeiro ministro, Yoshiro Mori e o embaixador americano Thomas Foley. O grupo pede que se faça todos os esforços possíveis para tirar o barco do fundo do mar e recuperar os corpos.

As evidências de que um membro da tripulação, que controlava o radar, pudesse ter sido distraído por passageiros civis, também foi alvo de muitas críticas no Japão nesta quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;