D+ Titulo
Livro ganha vida
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
21/03/2010 | 07:25
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem é ligado em livros sabe: é impressionante como muitas obras se parecem com momentos da vida da gente. Thereza tem muita noção disso. Tanto que vez ou outra dá de cara com personagens e escritores (já mortos). Calma, a garota não pirou. Ela é a protagonista da série Tudo o que é Sólido pode Derreter, exibida pela TV Cultura toda segunda-feira, às 18h.

Agora, os 13 capítulos da primeira temporada foram reunidos em quatro DVDs (R$ 99). Cada um também possui um e-book (versão eletrônica do livro) de obras importantes - Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), Dom Casmurro (Machado de Assis), Ismália (Alphonsus Guimarães) e O Guardador de Rebanhos (Fernando Pessoa).

É uma oportunidade legal para ficar por dentro dos clássicos literários, principalmente para quem vai prestar vestibular e não tem muita intimidade com as palavras.

Amiga dos livros - Na trama, a vida de Thereza é como a de qualquer adolescente, cheia de confusões, dúvidas e emoções à flor da pele. Está no 1º ano do Ensino Médio numa escola estadual, onde convive com os amigos Marcos, João Felipe, Letícia e a nada amiga Dalila. É inteligente, filha única e está aprendendo a administrar a saudade que sente do tio, conselheiro e grande amigo, que morreu há pouco tempo.

O que mais surpreende são os livros que ela tem de ler para as aulas de Literatura. Por acaso - ou não - as histórias se encaixam direitinho no cotidiano da garota. Cada capítulo aborda uma obra diferente, que a faz matutar sobre acontecimentos dos quais não se pode fugir, como uma desilusão amorosa.

Tudo começa com o primeiro dia de aula e o Auto da Barca do Inferno, do português Gil Vicente. Essa peça teatral foi escrita no início do século 16 e fala de forma cômica sobre o anjo e o diabo que decidem quem vai para o céu ou inferno. A partir daí, a personagem reflete sobre o bem e o mal das pessoas que a cercam.

Em outro episódio, enfrenta verdadeira aventura para tirar RG no centro de São Paulo. Isso a faz pensar nos apuros vividos por Vasco da Gama para chegar de navio à Índia. A viagem, aliás, é o tema de Os Lusíadas, escrito por Luís Vaz de Camões no século 16.

O legal da série é perceber como no fim de todo capítulo, Thereza está um pouquinho mais forte e preparada para enfrentar o mundo. É assim que a gente se sente também quando lê um livro com o qual se identifica.

Leitura para o vestibular começa cedo
A galera que vai prestar Fuvest no fim do ano já sabe que o preparo começa cedo. Além de passar horas intermináveis na frente dos livros de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, Geografia e História, tem de dedicar à leitura de clássicos da Língua Portuguesa.

As nove obras exigidas no vestibular 2010 serão mantidas para os exames de 2011 e 2012, o que facilita a preparação. São elas: Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida), Iracema (José de Alencar), Dom Casmurro (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio Azevedo), A Cidade e as Serras (Eça de Queirós), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Capitães de Areia (Jorge Amado) e Antologia Poética (Vinicius de Moraes).

Auto da Barca do Inferno e Dom Casmurro estão na versão e-book (na qual pode-se baixar um arquivo em PDF e fazer a leitura pelo computador) nos DVDs da série Tudo o que é Sólido Pode Derreter e no site www.tvcultura.com.br/tudooqueesolido. Outra dica legal é procurar os livros em sebos, onde são mais baratos.

Apesar de nada substituir a leitura dos originais - não adianta apelar só para os resumos -, filmes e peças teatrais podem ajudar a compreender melhor as obras. Por isso, fique ligado na estreia do longa Capitães de Areia (www.capitaesdaareia.com.br), que deve chegar ao cinema em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;