Economia Titulo
Reajuste na passagem de ônibus pode elevar IPC
Do Diário do Grande ABC
20/12/1999 | 13:23
Compartilhar notícia


O coordenador do IPC-Fipe, Heron do Carmo, disse, nesta segunda-feira, que a inflaçao acumulada de janeiro/2000 pode chegar a 0,7%, caso seja concedido o reajuste das passagens de ônibus do município de Sao Paulo. Uma eventual elevaçao da atual tarifa de R$ 1,15 para R$ 1,25 traria um impacto de 0,33 pontos percentuais no índice. Se o aumento fosse concedido a partir do dia 15 de janeiro, como ocorreu este ano, o impacto do reajuste seria dividido entre janeiro e fevereiro, com 0,165 pontos percentuais a cada mês.

O reajuste dos telefones passa a ter um peso maior na composiçao do índice com a nova metodologia do IPC, a ser adotada a partir de janeiro. Assim, um aumento médio de 8% nas tarifas telefônicas traria um impacto de 0,19 pontos percentuais no índice, sendo que 0,10 pontos percentuais já produziriam impacto em janeiro. Quanto às mensalidades escolares, um reajuste médio de 7% contribuirá com 0,17 pontos percentuais no IPC de janeiro. Assim, mensalidades e telefones somados contribuirao com 0,28 pontos percentuais para o IPC de janeiro. Heron do Carmo ponderou ainda que o preço dos hortifrutigranjeiros tende a subir, tradicionalmente, em janeiro mas, com a nova metodologia, esses produtos têm peso menor no índice e a diversidade de produtos pesquisados foi ampliada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;