Internacional Titulo
Mais 4 morrem em Hong Kong; Índia tem 1º caso de pneumonia
Da AFP
17/04/2003 | 10:51
Compartilhar notícia


As autoridades sanitárias de Hong Kong informaram, nesta quinta-feira, mais quatro mortes de pneumonia asiática, enquanto a Índia notifica seu primeira caso da doença e a pressão sobre a China aumenta para que revele a extensão real da epidemia.

Com esses óbitos sobe para 65 o número de pessoas que morreram da doença em Hong Kong, sem contar a baixa de um americano que estava sendo trazido da China. No total, as autoridades sanitárias de Hong Kong registram 1.297 casos da doença no atual momento.

Pela primeira vez na Índia, um país de mais de 1 bilhão de habitantes, o Instituto Nacional de Virologia confirmou nesta quinta-feira um caso de Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sras) no estado de Goa (Oeste). "O homem ficou doente há dois dias. É de Goa, mas viajou a Hong Kong, Cingapura e Bombaim antes de voltar a Goa", declarou o médico A.C. Mishra, diretor do Instituto.

No resto do mundo, continuam os registros de novos doentes com mais sete casos suspeitos no Canadá, um na Malásia e quatro na Coréia do Sul. Ao mesmo tempo que confirmou a identificação do coronavírus como agente patogêncio do SRAS, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu à China que acelere seus procedimentos de comunicação de novos casos.

Isto aconteceu depois que a OMS em Pequim se deu conta de que vários doentes de pneumonia asiática não constavam nos balanços oficiais. Somente em Pequim, a OMS destacou nesta quarta-feira que o número real de casos poderia ser cinco vezes maior que o declarado, o que demonstra que os números oficiais chineses que falam em 1.457 casos e 65 mortes estão muito subestimados.

A China é a região mais afetada pelo vírus da SRAS. Aparentemente, os primeiros doentes apareceram na província meridional de Guangdong e de lá se espalharam rapidamente, via Hong Kong, para o restante do mundo nos dois últimos meses, com um balanço global de 161 mortes entre os mais de três mil doentes em duas dezenas de países.

Entretanto, apesar das revelações da OMS, a imprensa oficial chinesa não mencionou nesta quinta-feira novos casos de SRAS em Pequim e continua cobrando informações sobre a dimensão do contágio. Os números informados nesta quinta-feira à OMS pelo Ministério da Saúde chinês anunciavam somente 12 novos casos. Entre estes últimos está pela primeira vez um na remota província de Ningxia, o que demonstra que a epidemia continua se espalhando pelo país.

A pneumonia asiática já matou 161 pessoas no mundo inteiro e há 3,5 mil pessoas contaminadas em 20 países, principalmente da Ásia, segundo dados da OMS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;