Internacional Titulo
Jornalista italiano pede libertação de seu intérprete no Afeganistão
Da AFP
23/03/2007 | 17:37
Compartilhar notícia


 

O jornalista italiano seqüestrado no Afeganistão e libertado segunda-feira em troca de cinco talibãs presos lançou um apelo à libertação de Adjmal, o intérprete que estava com ele e do qual não tem mais notícias, numa mensagem enviada nesta sexta-feira ao governo afegão.

Daniele Mastrogiacomo e o diretor de seu jornal, La Repubblica, expressaram ao embaixador do Afeganistão em Roma "sua preocupação e seu temor" quanto à sorte do intérprete, e pediram que ele intervenha junto a seu governo "para que possamos ter notícias o mais rápido possível", segundo a mensagem divulgada pela agência de notícias italiana Ansa.

O jornalista seqüestrado no início do mês com dois guias afegãos no sul do Afeganistão ficou duas semanas em cativeiro. Ele contou ter testemunhado o assassinato de seu motorista. Seu intérprete, cuja libertação havia sido anunciada ao mesmo tempo que a de Mastrogiacomo, não deu notícias, e ainda estaria em poder dos talibãs.

As condições da libertação de Mastrogiacomo foram denunciadas pelos governos americano e britânico, que lamentaram que militantes talibãs tenham sido libertados em troca do jornalistas.

Afegãos também se mostraram irritados com o fato de o governo ter feito concessões para a libertação de Mastrogiacomo sem se esforçar tanto para libertar seus próprios cidadãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;