Memória Titulo Mercedes-Benz
Uma fábrica de caminhões no Vale dos Couros
Ademir Medici
27/09/2016 | 22:00
Compartilhar notícia


Há 60 anos o presidente da República, Juscelino Kubitschek, vinha a São Bernardo e inaugurava a primeira unidade brasileira da Mercedes-Benz, na Vila Pauliceia. Era uma sexta-feira, 28 de setembro de 1956. E os jornais anunciavam: vai nascer uma fábrica de caminhões entre o km 15 e o km 16 da Via Anchieta.

O Grande ABC, desde 1930, possuía uma montadora automobilística de prestígio internacional, a General Motors, em São Caetano.

Com a Via Anchieta chegaram outras três montadoras, na segunda metade da década de 1940, a Brasmotor e a Varam Motores; em 1953, a Willys Overland.

Brasmotor e Varam enveredariam por outros caminhos. A Willys cresceria até ser incorporada pela Ford, na década de 1960. E com a Mercedes-Benz um novo tipo de noticiário passa a ser gerado a partir de uma antiga produtora rural que era São Bernardo:

A fábrica de caminhões Mercedes-Benz do Brasil S. A., pioneira da indústria automobilística em nosso País, usinará os motores que vêm sendo fundidos pela Sofunge, inaugurando dessa forma a ‘Era Automobilística no Brasil’.

O presidente JK foi recepcionado pelos prefeitos locais e autoridades estaduais.

A fábrica terá capacidade de produção de 300 unidades mensais.

 

ICONOGRAFIA

O advogado de São Bernardo José Carlos Soares de Oliveira reuniu mais de 100 imagens sobre a Mercedes-Benz do Brasil. Memória destaca algumas das mais antigas, referentes à década de 1950, quando a Vila Pauliceia e vilas próximas, nascentes, formavam um misto de atividades rurais – com muito verde – e da urbanização que principiava.

 

Dona Araci formou com Gigino Lazzuri um belo par: ela, mais séria, preocupada com os filhos – Maria Helena, Vanda, Luiz Carlos, Ricardo e Eduardo; ele, o saudoso Gigino, sempre extrovertido, com um sorriso gostoso e saudoso, tão responsável quanto a mulher, mas sempre brincalhão.

Com o passar dos anos, Dona Araci cultivava o mesmo amor com os netos – Roberta, Maurício, Fernanda, Fábio, Flavia, Luiz Carlos, Giovana, Lucas, Mariana, Luigi, Eduardo, Fernando – e os bisnetos, a partir dos dois primeiros, Julia e João Vitor.

Uma família, os Lazzuri, com histórias que antecedem a chegada da Represa Billings. O sítio dos Lazzuri, formado nos primeiros anos do século 20, ficava no bairro Alvarenga, às margens do Rio Grande, depois represado como o principal formador do manancial.

Filha de Encarnação Retamero Salvador e João Salvador, dona Araci vem para São Bernardo em meados da década de 1920. Uma história de 90 anos em São Bernardo. Agora, a partida, aos 97 anos. Ela está sepultada no Cemitério de Vila Euclides.

 

Diário há 30 anos
Domingo, 28 de setembro de 1986 - ano 29, edição 6250

Manchete – Navegação pode salvar a Billings

Em reportagem de página dupla, informava o repórter Flávio Soares da Fonseca, na primeira da série:

O projeto da navegação fluvial é da Portobrás e se constitui na ligação do Sistema Tietê-Paraná com a Grande São Paulo.

O anel fluvial será estendido pelo Rio Pinheiros, Rio Grande e Rio Guaió – que nasce na Gruta Santa Luzia, em Mauá, ao lado da nascente do Tamanduateí – até o Rio Paraíba. Retornará ao Tietê em direção ao Interior.

Será a integração da Região Metropolitana pelos rios.

 

Em 28 de setembro de...
1916 – Em breve a estréia do Circo Spinelli, em Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a Grécia entra, finalmente, na guerra.

 

Hoje

Dia da Lei do Sexagenário

Dia da Lei do Ventre Livre (1871)

Dia da Liberdade de Expressão

Dia do Hidrógrafo.

 

Especial

Hoje é o Dia do Colunista Social do Grande ABC, em homenagem a Chiquinho Palmério, ex-Diário, que aniversaria nesta data. A iniciativa foi tomada pelo Rotary Clube de Santo André Oeste e outros clubes de serviço da região em 21 de setembro de 1977.

Chiquinho Palmério permanece na ativa e estuda a edição de um livro narrando sua trajetória de vida profissional. Afinal, o Dia do Colunista Social do Grande ABC completará 40 anos em 2017.

 

Santos do Dia
São Venceslau, nascido no ano 935 em território da atual República Tcheca e falecido em 28-9-929. Nobre cristão. A Hungria, a Polônia e a Boêmia o têm como protetor e padroeiro. No século 18 a Igreja inscreveu São Venceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

Fonte e gravura: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.[/08.ASSINA_PE]

 

São Lourenço Ruiz

Santa Eustóquia
 


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 28 de setembro:

No Ceará, Acopiara.

Em Minas Gerais, Além Paraíba, Campo Belo e Visconde do Rio Branco.

No Mato Grosso do Sul, Aparecida do Taboado.

Na Bahia, Camaçari

Em Tocantins, Chapada da Natividade

No Acre, Cruzeiro do Sul

No Piauí, Esperantina

Em Pernambuco, Jaqueira e Jatobá.

No Paraná, Novo Itacolomi e Prado Ferreira.

No Rio Grande do Sul, Pedras Altas e Santa Cruz do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;