Cultura & Lazer Titulo
Cultura urbana é o alvo
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Assim como todo o Grande ABC, a cidade de Santo André tem sua história marcada pelo segmento cultural urbano. Mas esse tipo de produção parece ter sido esquecido pelas novas gerações. Para resgatar e valorizar a tradição local, a prefeitura andreense promove o Festival de Cultura Industrial, que começa sexta. O evento apresenta gratuitamente diversas atividades no Paço Municipal (Praça 4º Centenário) e no Parque Central (Rua José Bonifácio) até o dia 30.

Serão cinco dias em que os espaços receberão exposições, oficinas, workshops, feira de vinil e muitos shows. A programação musical promete mesclar novas caras da música - com bandas independentes da cidade - com artistas já reconhecidos. Entre as principais atrações do evento estão a jovem Mallu Magalhães, os gaúchos do Cachorro Grande e os veteranos roqueiros do Ultraje a Rigor.

Na sexta, a programação começa às 19h, no Paço Municipal, quando ocorre a Poesia Oculta. Logo após, haverá um workshop sobre a indústria fonográfica.

Os principais eventos começam no fim de semana. O sábado contará com shows da Irmandade do Blues, às 14h, de André Christovam, às 15h30, e de Mallu Magalhães, às 17h. A cantora indie traz à região performance baseada em seu primeiro CD homônimo, que conta com os sucessos Tchubaruba e J1.

No domingo, é a vez do rock da velha guarda. O baiano Marcelo Nova sobe ao palco às 16h. Logo depois, às 17h30, é a vez de Roger Moreira comandar o som do Ultraje a Rigor. Além de novas composições do álbum Música Esquisita a Troco de Nada!, antigos sucessos como Inútil, Nós Vamos Invadir Sua Praia e Eu Me Amo, não devem ficar fora do repertório.

O quinteto Cachorro Grande promete agitar o público no dia 29, às 18h, com show de divulgação de Cinema, seu quinto e recente trabalho. Misturando diferentes influências, entre elas Beatles e The Who, a banda é apontada como uma das grandes revelações do rock nacional.

O dia também inclui homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas (1945-1989) no show de Os Seixas, às 17h, e com a exposição Raul, que relembra a trajetória do roqueiro baiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;