Internacional Titulo
Pedófilo canadense recebe ordem de 12 dias de prisão
Da AFP
20/10/2007 | 16:33
Compartilhar notícia


O canadense Christopher Paul Neil, detido na sexta-feira sob acusação de pedofilia, na Tailândia, recebeu ordem de 12 dias de prisão da justiça tailandesa, indicou neste sábado a Polícia. O suspeito, de 32 anos e conhecido como Vico, vinha sendo procurado pela Interpol desde que disponibilizou na internet fotos pornográficas com crianças.

"A polícia pode mantê-lo na prisão para interrogá-lo até o fim do mês", indicou o major geral da Polícia, Wimon Pao-In. A detenção de Vico aconteceu um dia depois da emissão por parte da justiça tailandesa de uma ordem de busca e captura. A Interpol, em um ato sem precedentes, havia feito uma convocação mundial para tentar identificar o suspeito por meio de fotografias.

Neil é acusado pela Interpol de agredir sexualmente 12 crianças e jogar na rede mundial de computadores 200 fotografias que mostravam os crimes. O canadense enfrenta na Tailândia acusações por abusos sexuais cometidos contra um menino de nove anos em 2003.

O major da polícia tailandesa Wimon Pao-in afirmou nesta sexta-feira que Neil seria julgado primeiro na Tailândia, mas que a Interpol poderá transmitir novas acusações à polícia tailandesa para obter a extradição. Vico passou sua primeira noite numa cela da polícia criminal em Bancoc, sob vigilância cerrada por temor de tentativa de suicídio. Em seguida, foi transferido em seguida para um estabelecimento de detenção preventiva.

"Ele estava muito agitado. Ele é acusado de agressões de menores, o que é passível de um pena muito pesada", indicou Wimon Pao-In. A pedofilia pode levar a uma pena de 20 anos de prisão por agressão sexual contra uma criança de 9 anos em Bancoc, em 2003.

A polícia internacional acredita que as fotos divulgadas por Vico foram feitas no Vietnã e Camboja, dois países conhecidos como destinos do turismo sexual. Apesar das fotografias terem sido tratadas digitalmente para dissimular o rosto de Neil, uma unidade especializada da polícia alemã conseguiu reconstruir as imagens, que foram distribuídas em todo o mundo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;